Apesar de práticos e deliciosos, os alimentos fritos são verdadeiros inimigos da nossa saúde, e acabam contribuindo de forma negativa para a manutenção de uma dieta saudável.

Que é bom comer uma friturinha, isso não podemos negar. Porém, ao atingir uma determinada temperatura, o óleo tem sua composição modificada. Sendo assim, a gordura, que até então era boa, acaba se transformando em gordura saturada, extremamente prejudicial à saúde.

Uma solução saudável e que agrada aos mais variados paladares é optar por alimentos assados, mesmo aqueles que tradicionalmente são consumidos fritos. Carnes, salgadinhos, pastéis, batatas, entre outras receitas, podem fazer parte da sua dieta diária, mantendo o sabor, porém, sem agredir a sua saúde.

Cada vez mais as pessoas têm compreendido a importância de aliar uma alimentação saudável à busca por qualidade de vida. Por essa e demais razões, vamos apresentar a você os benefícios de optar por alimentos assados e como essa forma de preparo pode favorecer a saúde de toda a sua família!

Conservação dos nutrientes e baixo valor calórico

Assar um alimento nada mais é do que cozinhá-lo sob a ação do calor seco em altas temperaturas. Em formas, assadeiras, envolto em papel alumínio ou plásticos próprios para esse fim, cada pessoa pode criar a sua própria técnica.

O poder de concentração dos nutrientes presentes nos alimentos são uma das principais vantagens desse processo. A ação de cozimento de um forno favorece a conservação dos nutrientes, formando assim uma partícula protetora no alimento e mantendo a concentração dos minerais.

Um outro ponto importante é o fato de que alimentos fritos podem ter o seu valor calórico aumentado em média até 150 kcal. Ou seja, absorvem quase três vezes mais calorias do que quando é cozido ou assado. Perceba essa alteração na comparação da tabela abaixo:

Alimentos assados

Refeição saudável e equilibrada

O consumo excessivo de gorduras saturadas, sódio e açúcares pode provocar sérios problemas de saúde. Em contraponto, alimentar-se de forma saudável e equilibrada é a chave para adquirir qualidade de vida.Alimentos assados

Sem alteração no sabor!

Assar é o método de preparo que mais preserva o sabor do alimento. Ao contrário do que se imagina, é possível preparar alimentos assados sem alterar sua textura ou seu sabor.

O uso de sacos plásticos para assar, por exemplo, evita o ressecamento dos ingredientes. Isso acontece pois a embalagem impede que ocorra a perda de líquido e o vapor formado conserva o calor para o cozimento, preservando os aromas.

Alimentos assados

Prático e bem mais seguro!

Preparar refeições assadas, além de prático, acaba sendo mais seguro que o preparo de alimentos fritos uma vez que não se tem contato direto com o fogo.

Por ter um tempo de preparo maior, não necessita de uma atenção integral. Hoje é possível fazer esse monitoramento por meio de dispositivos chamados “timers”, já existentes em alguns fornos. Assim, enquanto a sua refeição está em preparo, você pode aproveitar esse tempo para realizar alguma atividade que ainda não conseguiu resolver ou preparar a mesa para servir o seu prato, que tal?!

Alimentos assados