No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação deste bem tão precioso, essencial para a vida em todo o planeta. 

Não é preciso ir muito longe para encontrar um exemplo de iniciativa que faz a diferença e serve de exemplo para todos nós. Em Timbó, a equipe de robótica “Os Aliemon’s”, formada por alunos com idades entre 9 e 16 anos, desenvolveu um sistema que capta e armazena água da chuva.

Cisterna

Sobre o projeto

A cisterna foi feita com garrafas PET. Ela tem como objetivo reaproveitar a água da chuva para regar as plantas, lavar o carro, a calçada, entre outros. Dessa forma, é sustentável desde o seu próprio material até a utilização, que poupa o uso de água potável em atividades que podem ser realizadas sem ela.

A invenção deu tão certo que o projeto foi apresentado no Torneio Nacional de Robótica FLL – FIRST LEGO League, realizado entre os dias 16 e 18 de março, na cidade de Curitiba (PR). O tema de pesquisa desta edição foi “Hydro Dynamics”. Seu objetivo é investigar problemas e criar soluções para um mundo melhor, incluindo armazenamento, transporte ou reaproveitamento de recursos.

Cisterna

Quer conhecer o projeto mais de perto ou fazer a sua própria cisterna em casa? Aprenda como ajudar o meio ambiente assistindo aos vídeos.