Chegou a hora de comprar uma lavadora nova e bateu aquela dúvida de como escolher o melhor produto, bem como o que mais se encaixa com suas necessidades? Então continua aqui no blog que nós vamos dar algumas dicas importantes para você ficar atento (a) na hora de escolher sua nova lavadora.
O primeiro passo é escolher entre uma automática ou uma semiautomática. A principal diferença dessas duas está no cesto, pois a máquina automática tem um segundo cesto para a centrifugação, enquanto a semiautomática tem apenas um cesto para realizar sua função.

 

Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma

 

Automática

Vantagem:

• Praticidade – você precisa apenas programar a máquina e depois ela faz tudo sozinha.

• Lava, enxagua e centrifuga.

• Mais espaço na sua lavanderia – você não precisa de uma centrífuga.

 

Desvantagem:

• Custo mais alto.

• Maior gasto de água, pois ela lava as roupas e depois enxágua novamente.

 

Semiautomática:

Vantagem:

• Maior eficiência na lavagem de todas as roupas, mas em especial das roupas mais sujas.

• Maior economia de água e, além disto, a água pode ser reutilizada facilmente para lavar calçadas, entre outros serviços domésticos.

• Ótimo custo-benefício.

Desvantagem:

• Por outro lado, não trabalha sozinha, é necessário tirar a roupa da lavadora, enxaguar, torcer e estender.

• Com a lavadora semiautomática você precisa torcer a roupa na mão, para não ficar totalmente encharcada no varal. Neste caso recomendamos o uso da centrífuga, vendida separadamente.

 

 

Eficiência da máquina

Outro ponto importante para analisar na hora da compra é a eficiência da máquina. Todas devem possuir o selo do Inmetro que mostra a melhor relação e classificação em 4 pontos: eficiência energética, eficiência de lavagem, eficiência de centrifugação (quando aplicável) e consumo de água. É fundamental observar e escolher produtos com a classificação “A”, pois esses são os que possuem melhor eficiência de lavagem e economia de energia e água.

Agora vamos detalhar um pouco mais sobre as funcionalidades para que você decida a que mais irá atender suas necessidades.

 

Funcionalidades

Capacidade: vai depender se você lava edredom, mantas, se tem uma família grande, etc. Nesse caso é interessante comprar uma máquina com alta capacidade.

Centrifugação: somente nas lavadoras automáticas (e também com as próprias centrífugas). Estas lavadoras lavam, enxaguam e centrifugam e depois disto basta apenas estender.

Eficiência: as lavadoras semiautomáticas possuem maior eficiência na lavagem do que as automáticas, pois as automáticas lavam, enxaguam e centrifugam, ou seja, possuem mais funcionalidades, sendo assim a eficiência diminui.

Como exemplo podemos citar a Semiautomática Plus. Ela possui uma alta eficiência, pois sua única utilidade é lavar e também oferece lavagem por zigue-zague que deixa as roupas mais limpas. E aí, já escolheu a melhor máquina? Seja qual for seu modelo preferido, a Mueller tem a lavadora certa para você!