Há algumas décadas, lavar roupas em uma lavadora era um recurso para poucos. Felizmente, com o passar dos anos, isso deixou de ser um luxo e tornou-se presente na casa de boa parte das pessoas. Mesmo assim, a questão “como lavar roupa” ainda é uma espécie de tabu para alguns. Não é difícil, em uma conversa qualquer, ouvir frases como:

“Não sei lavar roupa, lá em casa é minha mãe ou a diarista que lavam”

“Ah, eu coloco as roupas de qualquer jeito na máquina”

“Perdi uma camisa branca que eu adorava esses dias. Coloquei com roupas coloridas na máquina e ela manchou”

Pois é! Por mais comum e automatizado que lavar roupa tenha se tornado, ainda tem muita gente que não faz ou faz errado. Mas se você é uma dessas pessoas, não se culpe e tranquilize-se. Com algumas dicas bem fáceis de colocar em prática, este post vai tornar essa tarefa algo completamente normal e simples na sua vida.

1º passo – Roupas brancas para um lado, coloridas para o outro

Como lavar roupa

Essa é uma dica bem valiosa e, provavelmente, salvará você de perder aquela camiseta que tanto gosta. Separar as roupas pela cor é uma regrinha que deve ser levada para a vida. É o básico do básico quanto o assunto é “como lavar roupa corretamente”.

E, caso aquela preguiça de separar as peças surja na hora de ligar a máquina, lembre-se: mesmo que uma peça branca não manche na lavagem com peças coloridas, ela certamente irá ganhar um aspecto amarelado. Você não vai querer ver suas roupas brancas com cara de pijama velho, né?

2º passo – Como lavar roupa suja e como lavar roupa muito suja

Na sua casa, você deve ter um cesto de roupa suja. Nele devem ficar apenas as roupas do dia a dia, com pouca sujeira. Essas peças não vão exigir da sua máquina uma lavagem pesada. Consequentemente o processo será menos agressivo para o tecido e sua coloração.

Em contrapartida, existe aquela muda de roupas que você usou para praticar alguma atividade física. Ou mesmo seu uniforme de trabalho — no caso de quem trabalha em fábricas, construção civil, ou funções que exigem contato com bastante sujeira.

Nesses casos, essas peças terão que passar por uma lavagem mais intensa, e vão exigir da lavadora uma outra programação.

Por isso, sempre separe roupas sujas de roupas muito sujas na hora de lavá-las. Isso é importante para a vida útil tanto das peças quanto da sua máquina.

3º passo – Não misture roupas de uso pessoal com peças de uso doméstico

Como lavar roupa

Além de separar pela cor as peças que serão lavadas, é muito importante não fazer essa mistura também. Vamos entender o porquê!

Toalhas de mesa e panos de prato, por exemplo, terão restos de alimentos e gordura quando forem colocados para lavar. Esses resíduos, ao entrarem em contato com as roupas, podem provocar manchas e colaboram com o desgaste da peça.

Portanto, fazer essa mistura na hora de lavar a roupa certamente não é a melhor ideia.

4º passo – Leve em consideração as instruções da etiqueta

Como lavar roupa

Essa dica pode parecer até meio estranha mas, de fato, muitas pessoas não conferem a etiqueta da roupa antes de lavá-la. Por mais simples que pareça, esse hábito ajuda a manter as peças com um bom aspecto e vida útil prolongada.

Fatores importantes sobre como a roupa deve ser lavada são especificados na etiqueta. Entre eles a temperatura que a água deve estar, o tipo de secagem a qual pode ser exposta e a forma como deve ser passada.

5º passo – Leia com atenção as funções da sua lavadora

A variedade de lavadoras disponíveis atualmente no mercado é enorme. São diversos fabricantes, modelos, capacidades e funcionalidades. Entender e respeitar as características de cada máquina ao lavar roupa é fundamental.

Portanto, leia o manual de instruções da sua lavadora e utilize o equipamento conforme as normas do fabricante. Seguir essas instruções garantem roupas bem lavadas e o bom funcionamento da máquina.

6º passo – Escolha a lavadora correta para o seu perfil

Na verdade esse deve ser o primeiro passo a ser dado. De nada adiantam essas dicas de como lavar roupa corretamente se a sua lavadora não atende suas necessidades.

Você que está mobiliando a casa ou que está fazendo a troca de alguns eletrodomésticos, é preciso atenção. Automática ou semiautomática? Front load ou top load? 6kg? 8k? 10k? Enfim, são muitas variáveis que precisam ser bem analisadas antes de tomar uma decisão.

Viu como lavar roupa não é um bicho de sete cabeças? Mas além do passo a passo que mostramos acima, temos mais algumas dicas para você. Veja só!

Não exagere no sabão em pó e no amaciante

Esses produtos são obrigatórios na lavagem de roupas, porém, não é o excesso deles que garantirá uma boa limpeza das peças. Quanto mais materiais de limpeza você coloca na lavadora, mais enxágue elas precisarão. Consequentemente, o tecido irá desbotar com mais rapidez.

Não deixe suas roupas de molho sem necessidade

Apenas roupas com muita sujeira precisam ficar de molho. Dificilmente sua lavadora não dará conta de fazer a limpeza. Portanto, deixar uma ou mais peças de molho deve ser uma última opção. A exposição do tecido aos produtos de limpeza por muito tempo pode desbotá-lo ou até mesmo resultar em manchas.

Roupas sujas não devem ficar muito tempo no cesto

Sabe aquele cesto de roupas sujas que você tem em casa? Pois é! Nunca deixe suas roupas nele por muito tempo. A sujeira pode causar mofo e, em consequência disso, manchas nas peças. Sujou? Lavou!

Como lavar roupa