Aniversário, chá de panela, festa de debutante ou apenas um fim de semana ensolarado — é sempre uma boa hora para criar um evento que reúna os amigos e familiares. Mas, independentemente se você está planejando um jantar em família ou um evento de gala, é preciso atentar-se a alguns detalhes para deixar o momento ainda mais especial. E criar um evento com classe não precisa ser caro, não! Aqui, vamos ensinar como organizar uma festa sem preocupações e sem gastar muito.

São 10 passos fáceis de executar, que não deixarão faltar nada para você conseguir entreter todos os seus convidados!

Determine o quanto você quer gastar

O tamanho da sua festa depende diretamente do seu orçamento disponível. Calcule o valor máximo que você deseja gastar e atenha-se a ele.

É hora de chamar os convidados

Crie uma lista de convidados e informe a todos os detalhes da festa: data, local, horário, disponibilidade de levar acompanhantes, entre outros. Depois, lembre-se de confirmar a presença de cada um.

A primeira impressão é a que fica!

Atentar-se a uma decoração especial é indispensável para impressionar positivamente todos os seus convidados. Você pode decorar o ambiente com elementos básicos, como flores, balões e tecidos, ou ir além e redecorar sua casa para encantar a todos. Clique e veja agora as nossas 9 ideias incríveis para ambientes grandes.

Comes e bebes

como organizar uma festa

Não tem como organizar uma festa inesquecível sem pensar com muito carinho na comida. Afinal, a variedade dos comes e bebes é a alma de todo bom evento! A principal dica é preparar os conhecidos finger foods — aperitivos que podem ser comidos rapidamente e sem o uso de talheres. Além disso, verifique com seus convidados a necessidade de oferecer pratos vegetarianos, veganos ou celíacos, por exemplo.

como organizar uma festa

Espaço kids

como organizar uma festa

Terão crianças na sua festa? Então reserve um espaço seguro e à vista dos pais para elas brincarem, com alguns brinquedos ou jogos. Desta maneira, crianças e adultos ficarão entretidos!

Escolha as músicas

A escolha das músicas é essencial para manter o clima da sua festa. Uma boa ideia é criar uma lista de músicas colaborativa, em que cada convidado possa selecionar ao menos um de seus artistas preferidos – desde que a escolha agrade ao menos a maioria dos presentes, claro!

Diversão em 1º lugar!

O tédio é o maior inimigo de qualquer festa. Para evitar que seus convidados saiam antes da hora prevista, tenha sempre algo para entretê-los, como jogos de tabuleiro, videogames e karaokê.

Tenha um kit de emergências

como organizar uma festa

Imprevistos acontecem. E, para manter o bem-estar de todos os convidados, a dica é deixar um kit de emergências bem à vista no banheiro ou outra área separada da festa. Absorventes, curativos, algodão, grampos e elásticos para o cabelo e muito mais – coloque tudo o que você achar necessário!

Plano B para lugares abertos

Sua festa será no quintal de casa? Cuidado com a chuva! Lembre-se de conferir a previsão do tempo do dia escolhido e, ainda assim, tenha um plano B guardado na manga – deixe uma área interna da sua casa vazia, pronta para substituir o local da festa.

Pense tudo com antecedência

Não deixe tudo para a última hora. Planeje o local, a decoração e todos os demais itens desta lista antecipadamente para não esquecer de nada.

Pronto, você já sabe como organizar uma festa!

Agora é só reunir os amigos e a família para colocar em prática tudo o que você aprendeu. Ah, e não tenha vergonha de pedir ajuda! Outra dica importante é dividir algumas tarefas entre os convidados, como o preparo das comidas ou a decoração do ambiente.

Boa festa!