Roupas brancas podem criar ótimas combinações com tons claro e escuros, e, por isso, são perfeitas para serem usadas durante o ano inteiro. Mas, na hora de lavá-las, nem tudo são flores. O tecido branco facilmente mancha, fica com visual amarelado ou recebe tinta de outras peças durante a lavagem.

Então o jeito é simplesmente deixar de usar roupas brancas ou jogá-las fora logo depois que perderem a cor original? Nada disso! Cuidar de roupas brancas é mais complicado do que peças coloridas, é verdade. Mas, seguindo algumas regrinhas básicas, você pode manter o branco de suas roupas por muito mais tempo. Vamos lá?

 

Conheça os principais segredos para lavar roupa branca!

1. Não misture peças brancas e coloridas.

Vamos começar pelo mais simples. A regra básica de não misturar cores se dá por um motivo bem conhecido: as roupas coloridas podem soltar cores que irão manchar o branco. Para evitar isso, basta lavar as peças claras separadamente.

2. Como descobrir se o tecido solta tinta?

Mas você já deve ter notado que nem toda roupa colorida desbota. Para saber se você pode misturá-las às peças brancas, basta fazer o teste das cores: umedeça uma parte da roupa colorida, coloque um tecido branco por cima e passe a ferro. Se soltar tinta no tecido, a peça não pode ser misturada às roupas brancas.

3. Não deixe roupas brancas expostas ao sol.

Pode parecer estranho, mas expor peças brancas ainda úmidas ao sol pode criar manchas amareladas. Isso acontece pois o calor queima as fibras do tecido, o que deixa a roupa com aquele visual envelhecido. Se, ainda assim, você preferir estender as roupas ao sol, o jeito é colocá-las dentro de alguma bacia grande, por exemplo, e cobri-las com um plástico escuro para evitar o contato direto com a luz solar.

4. O tecido já amarelou? Saiba como desamarelar. 

É possível tirar o tom amarelado das peças deixando-as de molho em uma bacia cheia de água quente misturada com um copo de álcool. A técnica também funciona para roupas encardidas.

5. Veja se o ferro de passar está 100% limpo.

Uma dica simples, mas muito importante para evitar manchas também na hora de passar as roupas. Se seu ferro de passar estiver com alguma sujeira na área que toca na roupa, você corre o risco de fixar manchas na peça. Sempre confira antes de passar.

 

Pronto! Com estas 5 dicas simples, você consegue manter o branco original de suas peças por mais tempo, do jeitinho que você comprou. Mas o segredo também está em uma boa máquina de lavar, né? Conheça toda a nossa linha de lavadoras e encontre a ideal para você.