Alegria, tranquilidade, aconchego, medo, insegurança, as cores refletem o momento em que vivemos e provocam diferentes sensações. Além do estado de espírito, elas revelam nossas preferências e personalidade. Consequentemente, esses aspectos acabam influenciando na escolha das cores para ambientes do lar.

Anualmente, as melhores marcas de tinta para ambientes do país utilizam de diversas pesquisas que estudam o comportamento humano para identificar possíveis tendências de mercado. Para o ano de 2018, o resultado aponta que, diante de tanta insegurança e imprevisibilidade, as pessoas passaram a buscar dentro do seu próprio lar por sensações que remetem a acolhimento, aconchego e harmonização.

Essas tendências comportamentais reveladas no estudo deram origem às cores para ambientes que estão predominando em 2018. E neste ano há uma predominância dos tons pastel e matizes com estética mais natural. Listamos algumas delas para inspirar você. Veja abaixo e escolha sua cor favorita!

Ultra Violet: pura expressão de criatividade

Cores para ambientes

Caso você ainda não tenha pensando nela como uma alternativa para colorir algum cômodo da sua casa, vale a pena reconsiderar a ideia. A Ultra Violet (Pantone) é um tom que expressa originalidade e engenhosidade. Além disso, inspira um pensamento sonhador otimista no futuro e historicamente sugere um ar místico.

Por ser uma das cores para ambientes mais complexas, intensas e fortes, pode até parecer difícil pensar em formas de aplicá-la. Porém, é possível imaginar diversas situações interessantes onde essa cor pode aparecer de forma leve. Destacando apenas em alguns pontos da casa, como uma única parede, em algum móvel ou em objetos decorativos, são bons exemplos.

Adorno Rupestre: calma e refúgio

Cores para ambientes

Fonte: Tintas Coral

 

Com um tom de cinza rosado, suave e quente, a cor Adorno Rupestre (Coral), remete à busca de cada pessoa pelo pertencimento. Assim, revela o desejo de possuir um lar acolhedor e seguro. Afinal, hoje as pessoas buscam por um refúgio que as afaste por alguns momentos do caos e da agitação em que vivem. Ou seja, um lugar onde possam desacelerar o passo e dar uma pausa para recarregar as energias.

Calma e tranquila, a cor Adorno Rupestre cria uma sensação de bem-estar. Seu tom contemporâneo pode ser usado em diversas combinações de cores para ambientes da casa. Essa tonalidade também pode criar astrais diferentes. Pode ser reconfortante, energizante ou relaxante, quem determina a atmosfera a ser criada é você.

Eucalipto: equilíbrio para o corpo e conexão com a natureza

Cores para ambientes

Fonte: Eucatex

 

Mistura muito próxima do verde esmeralda e do verde musgo, a cor Eucalipto (Eucatex) também desponta como tendência para 2018. Além de trazer calma e equilíbrio para o corpo, o tom remete liberdade, saúde, vitalidade, esperança, riqueza e juventude. Também está relacionada ao reencontro e à conexão com a natureza.

Essa relação de proximidade com a natureza, acompanha a tendência do Urban Jungle. Esse conceito expressa a ideia de trazer a natureza para dentro da casa ou apartamento. Complementa com plantas de diversos tipos como forma de compensar a falta do verde, provocada pelo crescimento urbano.

Por ser um tom mais acinzentado do verde, a cor Eucalipto é menos vibrante. Isso favorece sua aplicação em diversos pontos da casa, trazendo equilíbrio para os espaços de maior circulação e acolhimento em ambientes da casa que são mais frios.

Reflection: a vida com mais simplicidade

Cores para ambientes

Fonte: Lukscolor

 

A cor Reflection (Lukscolor) pede ambientes calmos. O tom azul suave e acinzentado transmite serenidade, bem-estar e reflete a valorização de um estilo de vida mais simples.

Ao criar espaços acolhedores e harmonizar tons suaves com cores marcantes, o tom Reflection possibilita infinitas combinações. Nuances de azul marinho, off-whites e rosa claro são algumas das opções para trabalhar as composições de cores para ambientes da casa.

Azul Melodia do Mar: o mundo com mais positividade

Cores para ambientes

Fonte: Sherwin-Willians

 

Em um momento de instabilidade, falta de confiança e incertezas pessoais, sociais e políticas, a proposta do tom Azul Melodia do Mar (Sherwin-Williams) é trabalhar com o crescimento espiritual. Enxergar o mundo com mais positividade e buscar novos momentos que façam com que as pessoas voltem a ter confiança é um desejo universal. Esse tom de azul vem para ser um reflexo dessa busca em 2018.

Versátil e de fácil combinação com outras cores, esse tom é indicado para quem busca relaxamento, concentração, meditação e clareza de pensamentos.

Terra Roxa: segurança e acolhimento

Cores para ambientes

Fonte: Suvinil

 

Tons terrosos também terão forte presença esse ano. A cor Terra Roxa (Suvinil), em especial, é um tom de laranja queimado que transmite segurança. e acolhimento. Além disso, lembra terra, um elemento que representa a estrutura do corpo humano e suas sensações. Também representa conexões profundas com a nossa ancestralidade.

A aposta para esta cor quente e acolhedora é a aplicação em ambientes que promovam a conexão entre as pessoas, que inspirem trocas de experiência e o compartilhamento de bons momentos.

Que tal experimentar e aplicar essas tendências de cores para ambientes em diferentes cômodos da sua casa? Inspire-se com essas sugestões e entre no tom da temporada 2018! E já que você gosta de novidades, tendências e inovações, baixe o nosso catálogo premium e descubra o que há de mais sofisticado no portfólio Mueller.

Cores para ambientes