Cozinha e lavanderia são os dois cômodos que, geralmente, mais sofrem na casa. A cozinha é onde todos se reúnem para cozinhar, comer e conversar. Muitas vezes também serve como uma segunda sala de estar. Já a lavanderia abriga produtos de limpeza, roupas sujas e máquina de lavar, o que pode gerar muita bagunça.

Por isso, muitas vezes sentimos a necessidade de reformar esses dois ambientes para trazer um visual mais bonito e organizado, além de praticidade para o dia a dia.

Porém, para fazer uma reforma é necessário muito planejamento. Além de exigir um dinheirinho extra, as mudanças podem gerar sujeira e alguns outros probleminhas. Por isso, reunimos algumas dicas para facilitar sua reforma e, assim, tornar sua lavanderia e cozinha mais modernas e seu dia a dia mais prático.

Planejamento é a chave para o sucesso

O primeiro passo antes de colocar a mão na massa é definir tudo o que você quer e pode mudar na sua cozinha e lavanderia. Pesquisas de preços são essenciais para encontrar os melhores materiais e algumas promoções.

Não pule esta etapa! É comum o pensamento de “ah, agora que já quebrei uma parede, vou aproveitar e quebrar aquela outra também”. Porém, mudanças no meio da reforma podem acarretar em materiais indo para o lixo. Além disso, podem surgir gastos extras que poderiam ser evitados ao colocar tudo no papel.

cozinha e lavanderia

Mão de obra deve ser profissional

As reformas de cozinha e lavanderia lidam muito com acabamento final. Nele, são os detalhes e o cuidado que fazem a diferença no resultado. Por isso, recomendamos que você encontre um profissional especializado. Os chamados “faz-tudo” costumam “entender” sobre todos os tipos de obra, mas são conhecidos por não serem tão detalhistas em colocação de pisos, por exemplo.

cozinha e lavanderia

Transtornos e sujeira são comuns. Prepare-se!

Seja em uma reforma pesada, com quebra de paredes e troca de janelas, ou mesmo em outra mais leve, somente com pintura e troca de móveis ou eletrodomésticos, prepare-se para a limpeza. Antes de começar a reformar, guarde todos os objetos e cubra com plástico o que não puder ser guardado.

No caso de quebra de paredes, cubra o vão inferior das portas com um pano para evitar a entrada de poeira em outros cômodos. Já para as pinturas, não esqueça de forrar o piso. Caso seja necessário, limpe os respingos de tinta com uma bucha macia com detergente neutro, esfregando com paciência. Se quiser potencializar a ação do detergente, misture em uma vasilha com um pouco de água morna.

cozinha e lavanderia

Menos dinheiro não significa menos mudanças na sua cozinha e na sua lavanderia

É possível revolucionar sua lavanderia ou cozinha sem quebrar um azulejo sequer. Por exemplo: tintas para azulejo, adesivos ou até mesmo papéis de parede podem dar vida nova para uma parede antiga e facilitar a limpeza.

Móveis de madeira podem receber uma mão de verniz ou tinta, o que dá uma cara nova para o cômodo. Vale procurar por referências! Um armário antigo pode ficar lindo com portas em cores diferentes. Ou o tampo da mesa pode virar destaque! Até sua geladeira antiga pode ser adesivada ou pintada pra ficar com um visual contemporâneo.

Caso o problema seja algum eletrodoméstico muito antigo, a solução pode ser ainda mais simples. Trocar sua lavadora por uma mais moderna trará um ar de renovação para sua lavanderia, por exemplo, além de trazer muito mais praticidade. Já na cozinha, dependendo do estilo que você procura, uma opção pode ser substituir o fogão de piso por um cooktop. Para a adaptação, utiliza-se um armário no lugar do antigo fogão, ou até mesmo uma pedra de granito.

Caso precise de ajuda para escolher seus novos eletrodomésticos, nós criamos um manual para ajudar você nessa missão. 

Considere a funcionalidade da sua cozinha e lavanderia

Não é só para melhorar questões estéticas que nascem as reformas. Muitas vezes a disposição incorreta de móveis, paredes e eletrodomésticos prejudica a passagem e dá sensação de aperto na lavanderia e, principalmente, na cozinha.

Neste caso o planejamento é indispensável! Mudar a posição das coisas pode ser o caminho certo e, se for necessário, substituir móveis e eletros por versões mais compactas e eficientes. Desta forma, você pode economizar na reforma, na conta de luz e deixar seu dia a dia muito mais prático.

 

cozinha e lavanderia

cozinha e lavanderia