Você já percebeu a importância que as cozinhas conquistaram dentro das casas e apartamentos? Há algumas décadas, esse ambiente era utilizado apenas para preparar as refeições do dia a dia.

Com o passar dos anos, a cozinha foi ganhando espaço e se tornando um cômodo de convivência. Um dos motivos para essa mudança pode ter sido a popularização da gastronomia, que conquistou o mundo além dos chefes e cozinheiros. Hoje, muitas pessoas adoram cozinhar e passam horas em suas cozinhas, criando receitas e momentos incríveis com seus familiares e amigos.

A evolução dos interiores das casas e apartamentos é outro fator importante a ser analisado. O “conceito aberto”, que une cozinha e sala em um mesmo espaço, tornou-se muito comum nas residências. Assim, moradores e convidados podem cozinhar, conversar, assistir um filme, todos juntos no mesmo ambiente.

Uma cozinha moderna não é mais coadjuvante dentro de casa. Hoje ela é protagonista, e recebe atenção especial dos moradores. A escolha da mobília, dos eletrodomésticos e decoração é pensada nos mínimos detalhes.

E você? Também é apaixonado por cozinhas? Então continue a leitura e conheça 6 tendências que vão te inspirar. Todas elas estão em alta no mercado, estampando as capas das melhores revistas sobre casa e decoração. Vem com a gente!

1. Total black

Por muitos anos a cor branca reinou absoluta nas cozinhas. Não, ela não saiu de moda. Mas cedeu espaço para novos tons, como o preto. A “total black” é uma das principais tendências na atualidade, e da um toque bastante contemporâneo ao ambiente.

O legal do preto é que ele combina com itens de outras cores sem nenhum problema. Por esse motivo e, claro, pelo estilo incomparável que traz à casa ou apartamento, móveis, eletros e pastilhas na cor preta são ótimas escolhas para quem quer, de fato, uma cozinha moderna.

Cozinha moderna

2. Cozinhas com ilha

Que tal unir design e funcionalidade na mesma escolha? Ao investir em uma cozinha com ilha, é esse o resultado que você terá.

Existem atualmente no mercado diversos modelos de ilha, com cooktop ou fogão embutidos, pia, gavetas, enfim, essa espécie de bancada no meio do ambiente pode absorver diversas funções.

E, além do design, é exatamente a funcionalidade o grande diferencial de uma ilha. Com ela você pode receber seus convidados na cozinha com muito conforto, enquanto você prepara a refeição e joga conversa fora. Pode também preparar aquele café da manhã em família. Enfim, as possibilidades são muitas, basta deixar a criatividade fluir.

Cozinha moderna

3. Design industrial

Outro estilo em alta é o industrial, que torna os ambientes bastante exclusivos e arrojados, ideal para quem sonha em ter uma cozinha moderna.

Para criar um design que remeta às antigas indústrias norte-americanas, é importante focar nos eletrodomésticos de inox ou em cores escuras, como o preto e o cinza.

Já em relação aos móveis e objetos de decoração, as possibilidades são infinitas. Mesas e balcões de ferro ou aço, tijolos expostos nas paredes, ferragens, cimento queimado e até mesmo madeiras de demolição são algumas das inúmeras formas de compor uma cozinha com design industrial.

Cozinha moderna

4. Cozinhas coloridas

Assim como na primeira dica, na qual falamos sobre o design “total black”, as cozinhas coloridas comprovam que o branco já não é mais unanimidade. Tons coloridos e vibrantes, como o vermelho, o amarelo e o azul royal dão destaque e deixam os ambientes radiantes e alegres.

Essa aposta nas cores vivas é muito utilizada em projetos que visam criar cozinhas modernas. O colorido é utilizado nos móveis, eletros, utensílios e até nas paredes, seja com pinturas, azulejos ou pastilhas.

Cozinha moderna

5. Cozinhas com linhas arredondadas

Cozinha moderna não é sinônimo apenas de linhas retas e bem definidas. Os ângulos arredondados estão sendo bastante utilizados em projetos audaciosos e extremamente contemporâneos.

Além da beleza estética que traz para o ambiente, as curvas fluem perfeitamente dentro da cozinha. Isso torna o espaço bastante convidativo e interfere menos na circulação das pessoas.

Cozinha moderna

6. Eletrodomésticos para embutidos

Independentemente do estilo da cozinha, que pode ser um dos citados acima ou outras dezenas de possibilidades, existe uma tendência que pode ser aplicada em qualquer projeto: os eletrodomésticos para embutidos.

Esse formato de eletro é perfeito para uma cozinha moderna, pois se encaixa perfeitamente às linhas propostas pelo design do ambiente. Além disso, ocupam menos espaço.

Cozinha moderna