Só quem mora em uma casa grande sabe o quanto é difícil pensar na decoração de interiores com amplitude de espaço, não é mesmo? Eliminar aquela sensação de vazio e ocupar cada cantinho do ambiente não é uma tarefa fácil. Afinal, cada cômodo da casa possui suas particularidades.

Por isso, preencher todos os espaços sofisticadamente, sem pecar pelo excesso, não deve ser a única preocupação. É importante fazer com que cada item escolhido para compor a decoração expresse a personalidade da família, com um toque pessoal de cada membro e trazendo memórias afetivas ao ambiente.

Fotos, quadros, tapetes, plantas, prateleiras com livros e objetos pessoais, enfim, essas são apenas algumas das possibilidades. Então, que tal começar a pensar em novas formas de tornar o seu “lar doce e grande lar” ainda mais bonito e aconchegante?

Reunimos neste post nove dicas incríveis para a decoração de interiores grandes, com inspirações lindas e fáceis de executar em diversos espaços da sua casa. Ah, já comece a pensar nas mudanças para aquele seu cantinho favorito e boa leitura!

Dica 1 – Analise os espaços de cada ambiente

Antes de iniciar, é preciso analisar cada um dos cômodos que deseja modificar ou redecorar. Por isso, é importante saber o tamanho exato de todos os ambientes da sua casa. Meça todas as áreas! Além de evitar futuras dores de cabeça, você conseguirá dimensionar de forma precisa o quão grande elas são, e será ainda mais fácil decidir o que fazer em cada ambiente.

decoração de  residências

 Dica 2 – A decoração de interiores precisa seguir um estilo, defina o seu!

O estilo é algo marcante em uma casa independente do seu tamanho. É a partir dele que toda a magia da decoração acontece. Por isso, é importante que você defina qual estilo de decoração deseja aplicar em cada cômodo, seja ele contemporâneo, vintage, rústico, entre outros.

decoração de espaços

decoração de interiores_sala vintage

decoração de interiores

decoração de ambientes 4

decoração de ambientes

Dica 3 – Dois ambientes podem sim ocupar o mesmo espaço!

Uma forma de otimizar ambientes grandes é trabalhar com a possibilidade de criar em um mesmo espaço duas ou mais áreas. Um exemplo de algo muito utilizado em projetos de decoração de interiores atualmente é a integração de cômodos, como cozinha + sala de jantar.

decoração de interiores

No vídeo abaixo você pode conferir uma alternativa interessante de integração de ambientes, onde o designer Marcelo Rosenbaum sugere adaptar em um mesmo espaço: sala de televisão e estar + sala de jantar + barzinho. Quer ver o resultado? É só clicar aqui.

Dica 4 – Jardim interno, por que não?

Criar uma área verde com um incrível jardim interno é mais uma excelente técnica, utilizada por muitos arquitetos que trabalham com decoração de interiores, para o aproveitamento diferenciado de ambientes grandes.

Além de trazer um ar sofisticado, utilizar este recurso natural também é perfeito para criar um ambiente relaxante, ideal para curtir aquele descanso.

decoração de interiores

decoração de casa

Dica 5 – Deixe os objetos que você coleciona à mostra

Livros, CDs, vinis, cervejas, vinhos, miniaturas de carros, personagens dos desenhos ou do cinema, enfim, se você é um colecionador, então anote essa dica!

Tire esses objetos daquele cantinho reservado e disponha à vista de todos. Esses itens dão a sensação de volume e preenchimento a espaços grandes, e ainda trazem um toque intelectual ao ambiente.

ambiente decorado

decoração de ambientes

Dica 6 – Quer requinte? Aposte nos lustres!

Como o seu problema não é a falta de espaço, invista em um lustre! Dos mais diversos tamanhos, formatos e feitos com matérias-primas como vidro, cristais, fibras, pedrarias ou metais, os lustres são verdadeiras joias.

Essas maravilhosas peças de decoração trazem ao ambiente um ar requintado, elegante e sofisticado, onde a iluminação, muitas vezes, se torna um simples detalhe.  

design de interiores

Dica 7 – Não dispense o aconchego dos tapetes

Sem dúvida, utilizar tapetes para complementar a decoração de interiores grandes é uma ótima escolha. Além de delimitar um determinado espaço no cômodo, eles também podem ser combinados aos demais móveis e objetos, sem mencionar o toque de aconchego que proporcionam ao ambiente.

Outra dica para não errar na escolha: procure optar por cores neutras!

decoração de interiores grandes

Dica 8 – Sala de jantar tem que ser tamanho família

A sala de jantar é um ambiente da casa que deve estar sempre muito bem preparado para receber amigos e familiares, não é mesmo?

Pensando nisso, a dica para quem tem uma sala de jantar ampla é utilizar uma grande mesa de jantar. Preocupe-se também em deixar um bom espaço para a circulação de pessoas e utilizar alguns itens de decoração para tornar o ambiente agradável e aconchegante.

decoração de ambientes

 Dica 9 – Peça a ajuda de um profissional

Todas as dicas que falamos até agora são alternativas simples de aplicar. Porém, com a correria do dia a dia, pode ser que não sobre muito tempo para pensar em tantas ideias e executá-las sozinho.

Designers e demais profissionais que trabalham com decoração de interiores possuem maior facilidade para identificar as possibilidades. Assim, podem sugerir alterações com total precisão e identificar problemas que não conseguimos enxergar.

Neste caso, contratar alguém para auxiliar você a reformar, decorar ou redecorar sua casa está bem longe de ser uma má ideia!

decoração de interiores

Já escolheu qual dessas dicas você irá aplicar?

Caso ainda não tenha escolhido por qual cômodo ou dica começar, não tenha pressa. A decoração de interiores grandes não tem segredo, apenas libere a sua criatividade.

Analise o espaço que terá disponível e não deixe de ouvir a opinião dos outros membros da casa. Certamente outras ideias incríveis irão surgir e você poderá incrementar todas essas dicas que acabou de ler.