Família pequena, aluguel mais acessível, formas de financiamento atrativas que cabem no orçamento mensal, localização próxima à área central da cidade, praticidade na hora da limpeza e economia na organização da mobília. Enfim, a escolha por um apartamento pequeno ou compacto normalmente é baseada em algum desses motivadores.

Mas na verdade, morar em poucos metros quadrados já é uma tendência, principalmente em grandes metrópoles, onde o tamanho dos apartamentos tem diminuído de forma considerável nos últimos dez anos. Com metragens cada vez menores, a saída é procurar novas formas para o aproveitamento de espaço. Para decorar apartamentos pequenos existem alguns segredinhos. E o que não pode faltar são boas ideais para criar ambientes com design funcional, confortáveis, aconchegantes, e é claro, do seu jeito!

Para ajudar você a preencher e aproveitar o máximo de espaço, listamos seis segredos sobre como decorar apartamentos pequenos. Deixe a sua criatividade fluir, boa leitura!

1. Delimite cada ambiente

A integração entre diversos espaços dá um ar moderno ao ambiente e é cada vez mais utilizada para criar cômodos amplos, agradáveis, iluminados e de fácil movimentação. Porém, ao longo do tempo, a falta de limite entre cada cômodo pode causar desordem.

Biombos, estantes, sofá + aparador, cortinas ou até mesmo cores diferentes são algumas das formas de delimitar os ambientes e dar a cada um deles um propósito específico.

decorar apartamentos pequenos

2. Use e abuse dos móveis e eletros multifuncionais para decorar apartamentos pequenos

Mesa de jantar que vira um espaço para home office, cama retrátil que se transforma em sofá durante o dia, lavadora que lava e seca, para ambientes pequenos, esse estilo de mobília ou eletro retrátil, dobrável, leve, multifuncional e que circule por vários cômodos da casa é uma boa alternativa.

Além de decorar com estilo e otimizar o espaço no ambiente, também pode servir como uma forma de organização extra superprática.

decorar apartamentos pequenos

3. Repense os espaços vazios

Sabe aquela vontade que às vezes surge de trocar os móveis de lugar e reorganizar toda a decoração de um cômodo da casa? Isso acontece porque depois de um determinado tempo nos acostumamos com a disposição dos itens que fazem parte da decoração. A rotina muitas vezes nos impede de visualizar diferentes e eficientes possibilidades para o uso de um determinado espaço, por isso, esse é um excelente exercício, principalmente quando existe a presença de locais vazios ou mal aproveitados.

Experimente olhar em torno do seu apartamento e identificar se todos os espaços realmente estão sendo utilizados com um propósito útil.

decorar apartamentos pequenos

4. O teto é o limite!

A falta de espaço é um desafio quando a missão é decorar apartamentos pequenos. Planejar a melhor maneira de mobiliar um espaço exige um pensamento dinâmico, onde as possibilidades sejam apresentadas e aplicadas de forma vertical e horizontal, ou seja, de uma parede a outra, do chão ao teto.

Em ambientes como a cozinha, por exemplo, os armários com altura até o teto cumprem bem esse papel. Móveis altos e estreitos são ótimas opções para obter o máximo de armazenamento, ocupando a menor quantidade de espaço possível.

utra possibilidade interessante são as estantes, que podem ser utilizadas como divisórias entre o quarto e a sala de estar.

Essa dica você vai ver mais adiante!

decorar apartamentos pequenos

Dica extra! Cortinas quando instaladas explorando a altura próxima ao teto proporcionam uma sensação de pé-direito amplo no ambiente.

5. Os bagunceiros que me desculpem, mas organização é fundamental

Desorganização definitivamente não pode fazer parte da rotina de quem mora em apartamentos pequenos. Procure criar o seu próprio método de organização e agregue ele à decoração. Mas cuidado para não transformar seus armários em outro canto onde a bagunça continua longe da vista de suas visitas.

Estantes com pequenas cestas, caixas de plástico coloridas, baús nos pés da cama ou até mesmo embaixo do colchão, em alguns casos, são alternativas que podem deixar o ambiente visualmente bonito. E o melhor, você ainda pode esconder a desordem e depois encontrar com mais facilidade quando precisar.

decorar apartamentos pequenos

6. Escolha uma paleta de cores claras

Oposto as cores escuras, que fazem espaços parecerem menores, cores claras proporcionam uma sensação de amplitude e deixam o ambiente mais leve. A regra é: quanto mais claro, maior a amplitude do espaço. Experimente pintar todas as paredes da mesma cor, utilizando um tom claro ou destaque apenas um das paredes.

Quer utilizar tons escuros? Aposte em detalhes da mobília e objetos da decoração.

decorar apartamentos pequenos

Agora que você já descobriu diversos segredinhos para aproveitar melhor o espaço no seu apartamento, temos mais algumas dicas, desta vez sobre a vida útil dos seus eletros. Você sabe identificar os sinais de que está na hora trocá-lo? Clique no link abaixo e confira algumas dicas em nosso canal do YouTube!