Com o tempo de uso, a máquina de lavar roupa acumula resíduos de sabão e sujeira, o que pode deixar as roupas com manchas, fiapos e até mesmo mau cheiro após a lavagem. Por isso, é essencial realizar a limpeza cuidadosa de cada peça do eletrodoméstico, garantindo que ele funcione em plena eficiência e aumentando sua vida útil.

O processo de limpeza da máquina de lavar é simples e rápido. Os passos a seguir devem ser realizados pelo menos uma vez a cada 6 meses, mas o período de tempo entre uma limpeza e outra varia da quantidade de vezes que a máquina é utilizada. Preste atenção aos sinais que sua roupa dá e realize a manutenção com base neles.

Limpeza interna

A limpeza interna elimina resíduos em peças da máquina que são de difícil acesso. Com a máquina vazia, despeje ½ litro (500 ml) de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto da lavadora. Depois, selecione o nível de água alto e o programa de lavagem pesada. É importante deixar que a lavadora complete totalmente o ciclo, para que todo o alvejante seja removido.

Limpeza do recipiente de sabão e amaciante

O acúmulo de sabão e amaciante na máquina é responsável por causar manchas nas roupas. Para eliminar os resíduos do dispenser, retire-o da máquina e esfregue com uma pequena escova. Se a sujeira não sair com facilidade, deixe o recipiente de molho na água quente durante alguns minutos e esfregue novamente. Para reduzir o acúmulo de sabão e amaciante na máquina conforme seu uso, é recomendado usar produtos de qualidade na quantidade indicada a cada lavagem.

Limpeza externa

A parte de fora da máquina fica exposta na lavanderia e também pode acumular sujeira. Para a limpeza externa, utilize apenas esponja ou pano macio umedecido com água e sabão neutro. Outras substâncias, como álcool, limpa-vidro ou removedor podem danificar a superfície da lavadora. O mesmo processo pode ser utilizado para limpar a borracha da máquina, no caso do modelo com abertura frontal.