Morar sozinho é um grande passo na vida de qualquer um. Você descobre sua independência, cria novas responsabilidades e passa por diferentes desafios. É algo libertador. Morar junto é tudo isso… em dobro.

Algumas pessoas dizem que “morar sozinho é a melhor parte, mas morar junto é a parte mais difícil”. Será mesmo? O nosso post de hoje é para você que decidiu dar o grande passo e juntar as malas com alguém especial. As nossas dicas valem para os namorados, os recém-casados e até mesmo para quem vai morar junto com os amigos.

Chame sua nova companhia para a leitura e veja nossas dicas para ter uma boa rotina!

Começando pelo básico

Bem, a verdade é que para morar junto com outra pessoa não existe regra. Cada um tem os seus próprios gostos e manias, e convivência é algo que a gente só aprende na prática. Empatia, organização e paciência são as principais virtudes para quem deseja dividir um lar. Não há nada melhor que viver em boa companhia!

morar junto

Dividir as tarefas da casa é essencial

Uma coisa é certa: cuidar da casa exige muito esforço. É preciso cozinhar, lavar a louça, limpar os cômodos, colocar a roupa para lavar. O segredo é dividir as tarefas! Se um cozinha, o outra lava a louça; se uma pessoa lava as roupas, outra guarda no armário. Descubra suas preferências e torne o dia a dia de todos mais prático.

morar junto

Às vezes é preciso ceder

O que fazer quando as opiniões são diferentes? O jeito é encontrar um meio termo que agrade a todos os moradores. Em quase todas as decisões. Qual vai ser o jantar? Como vai ser a decoração da casa? Lembre-se: o diálogo é a coisa mais importante para quem deseja morar junto com outra pessoa.

Não esqueça do espaço próprio

Viver com quem a gente gosta é ótimo, mas a rotina pode tornar a convivência meio cansativa. O importante é sempre respeitar o espaço próprio do outro, mesmo que estejam no mesmo cômodo. Já diz o ditado: “nossa liberdade termina onde começa a liberdade do outro.”

morar junto

 Quem vai pagar o quê?

Como já era de se esperar, as contas são a parte mais delicada de ir morar junto. Por isso, converse com seu parceiro ou parceira e, em conjunto, estipulem prioridades, fiquem sempre de olho no orçamento e, principalmente, evitem brigar por dinheiro. Outra ótima dica é sempre guardar recursos para eventuais emergências.

morar junto

Dica especial para os casais

Que tal levar café da manhã na cama ou preparar a receita preferida do seu par? O legal é encontrar novas maneiras de surpreender o outro e sempre manter a boa convivência entre os dois. Abuse da imaginação!

 Por fim, como mobiliar a casa juntos?

Escolher a mobília é, provavelmente, uma das tarefas mais difíceis ao viver com alguém. O que fazer se cada morador tiver um estilo diferente? Como escolher as mobílias? E o estilo da decoração? O melhor é investir em móveis econômicos ou modernos? São muitas decisões importantes.

Por isso, criamos um material completo para ajudar você e sua companhia. Saiba as respostas para todas essas perguntas lendo nosso Guia definitivo de como escolher móveis e eletrodomésticos para sua casa ou apartamento.