A casa da gente é o melhor lugar do mundo. É onde vivemos muitos bons momentos e o nosso refúgio depois de um dia cansativo. É onde cuidamos de nós mesmos, preparamos as refeições e reunimos a família e os amigos. Por isso, o lar merece estar sempre bem cuidado, limpo e perfumado. A seguir, você vai aprender uma nova forma de manter sua casa cheirosa.

O aromatizador de ambientes é muito conhecido por seus perfumes deliciosos. O que nem todos sabem é que ele não é exclusividade das lojas. Com ingredientes naturais que você tem em casa, é possível fazer a sua própria essência. Além do preparo ser mais prático e econômico, sua outra vantagem é a certeza de que o perfume é livre de substâncias prejudiciais à saúde, como os químicos que causam alergia, por exemplo.

Deixar seu lar ainda mais aconchegante, durante todas as estações do ano, é mais fácil do que você imagina. Veja só como preparar algumas essências para deixar sua casa cheirosa:

Limão + alecrim

Casa cheirosa

A combinação do limão com o alecrim resulta num perfume refrescante, ideal para ter na cozinha ou no banheiro. Para fazer a mistura, você vai precisar de algumas fatias de limão, ramos de alecrim e, se desejar, essência de baunilha. Aí é só colocar os ingredientes em uma panela e retirar quando ferver. Depois de pronta, a essência deve ser colocada em um pote de vidro com tampa por algumas horas antes de ser aberta.

Bicarbonato de sódio + óleo essencial

Casa cheirosa

Você também pode preparar soluções especialmente para os tapetes da casa. Uma das formas de fazer é misturar bicarbonato, borato de sódio (bórax) e seu óleo essencial preferido. Outra opção é combinar o bicarbonato com alecrim seco e óleo de lavanda. Basta espalhar a mistura na superfície, deixar agir por até 20 minutos e passar o aspirador de pó.

Pinha + óleo essencial

Casa cheirosa

Além de tornar a casa cheirosa, este aromatizador pode fazer parte da decoração e é muito fácil de fazer. Você só vai precisar de algumas pinhas e um óleo essencial de sua preferência. Então, basta pingar uma ou duas gotas em cada pinha e colocar todas elas em uma cesta ou pote bem bonito.

Maçã + cravo + canela

Casa cheirosa

Se você é fã do inverno e quer deixar sua casa mais aconchegante com o perfume da estação, invista na combinação de maçã com canela. Para isso, corte algumas fatias da fruta e coloque em um pote com água. Depois, adicione os paus de canela até o aroma ficar como o desejado.

Erva doce

Casa cheirosa

Tem perfume mais versátil que erva doce? Ele pode ser usado no quarto, na sala, no escritório, entre outros ambientes. Faça o seu aromatizador de erva doce misturando álcool de cereais, essência de erva doce e água em um pote, que deve ficar fechado por cerca de três dias. Outra boa dica é colocar palitos de churrasco (sem ponta) no recipiente e decorar com folhas de erva doce. Cheiroso e bonito!

Estas são algumas opções de essência para deixar sua casa cheirosa. Com um pouco de criatividade, você pode formar ainda mais combinações. Esperamos que você aproveite as dicas.