Com modelos modernos e cheios de funções, o forno elétrico tem sido uma excelente alternativa para quem busca eletrodomésticos práticos e de fácil manuseio.

Porém, com as diversas opções de tamanho, preços, acabamentos e funcionalidades disponíveis no mercado, você pode estar se perguntando: afinal, o que devo considerar antes de comprar um forno elétrico? Realmente essa não é uma tarefa simples e irá exigir atenção a alguns detalhes.

Para te ajudar nessa missão, listamos neste artigo algumas dicas que irão te ajudar a identificar quais características irão atender suas reais necessidades e trazer praticidade e agilidade para o seu dia a dia.

Possuem maior controle de temperatura

Diferentemente do convencional forno a gás, um forno elétrico oferece mais níveis de temperatura, permitindo maior precisão no tempo de cozimento e preparo de suas receitas. Tendo o maior controle da temperatura, é possível evitar desastres gastronômicos, como assar um alimento na temperatura inadequada, por exemplo.

Com este recurso você evita servir pratos ressecado ou até mesmo queimado, e passa ter assados que apresentam sabor, texturas e aparência que vão agradar o paladar de toda a família.

Forno elétrico 

Função timer. É só programar e PLIN, ou melhor, pronto!

O forno elétrico é uma ótima opção para quem gosta de cozinhar e inventar receitas novas mas não têm tempo para esperar o sinal que alerta o término do preparo: o famoso “PLIN”. Alguns modelos dispõem de sistemas que facilitam muito o seu dia a dia, como o timer, que executa a função de desligamento automático, evitando que o alimento passe do ponto e aqueça além do necessário. Sem mencionar a questão da segurança de não correr o risco de esquecê-lo ligado.

Forno elétrico

Distribuição uniforme de calor

Além de maior velocidade no preparo dos mais diversos pratos, o forno elétrico ainda conserva o sabor dos alimentos, deixando-os mais saborosos e com uma camada douradinha especial. Tudo isso deve-se ao seu sistema de aquecimento, que libera o calor nas partes superior e inferior do forno, possibilitando assar o alimento por igual.

Também é possível escolher a direção do calor, para a parte de baixo do forno ou no teto, que ativa a função grill. Os modelos mais completos permite ainda o controle independente das resistências superior (grill) e inferior, oferecendo mais ainda versatilidade para suas receitas.

Outro fator importante é a sua capacidade de conservar o calor interior por mais tempo mesmo depois de desligado, mantendo os pratos aquecidos, forma mais segura do que o gás.

Forno elétrico

É fácil de limpar?

Como as orientações quanto ao manuseio e limpeza de um forno elétrico divergem dependendo da marca ou modelo, a dica é sempre verificar as instruções do manual. Seguir essas orientações fornecidas pelo fabricante é extremamente importante para garantir a durabilidade do seu forno elétrico por muitos e muitos anos.

A dica é optar por modelos com o interior do forno em esmalte autolimpante, pois são muito mais práticos. Basta você intercalar a cada três assados gordurosos, um seco, como por exemplo um pão ou um bolo, que você terá o interior do seu forno sempre limpo sem esforço algum.

Forno elétrico

Variedades de tamanhos para um melhor aproveitamento de espaço na sua cozinha!

Hoje existem vários modelos de fornos elétricos no mercado, com capacidades entre sete até 60 litros. Sabe aquele bolo de cenoura delicioso para tomar com um cafezinho no meio da tarde ou aquele assado para um jantar em família?

Em um forno elétrico com capacidade para 44 litros, por exemplo, é ideal para o preparo desses alimentos. Nele você pode preparar pizzas, tortas salgadas, bolos ou sobremesas deliciosas e até mesmo o tradicional frango para o almoço de domingo, sem mencionar que combina com qualquer cozinha.

Forno elétrico

Ideal para cozinhas com móveis planejados

Para cozinhas mobiliadas com móveis planejados os fornos para embutir são excelentes escolhas. Por possibilitarem a instalação em locais mais altos, esses modelos de fornos proporcionam uma visão completa do processo de preparo do alimento e você ainda pode acompanhar a sua receita de uma forma muito mais confortável e ergonômica.

Já para as cozinhas com espaços menores é possível instalar esse tipo de forno na parte de baixo do fogão de mesa cooktop. Aliás, um forno elétrico para embutir e um cooktop formam um par perfeito para uma cozinha moderna e prática, não acha?

Forno elétrico