Em 1951, a Mueller Eletrodomésticos trouxe para os lares brasileiros a primeira lavadora do país. Uma inovação de madeira que revolucionou o modo que lavamos nossas roupas. Desde então, muita coisa mudou. Surgiram diversos novos modelos de lavagem e tecnologias que tornaram o hábito de lavar roupas mais prático e que, obviamente, influenciaram amplamente na escolha dos eletrodomésticos ao equipar ou decorar sua casa ou apartamento.

 

Ao falarmos de lavanderia, especificamente, a principal dúvida que paira no ar é: “lavadora automática ou semiautomática?” A verdade é que diferentes produtos são ideais para diferentes pessoas. Ou seja, esta escolha depende de diversos fatores, tais como o tamanho do lar, a economia dos produtos, a praticidade desejada e muito mais.

 

Aqui iremos abordar todos esses tópicos para auxiliar você a fazer a melhor escolha para seu lar. Então vamos lá: lavadora automática ou semiautomática?

 

Afinal, qual é a diferença?

Enquanto as lavadoras semiautomáticas, também conhecidas como “tanquinhos”, apenas lavam a roupa, as automáticas também centrifugam. Além disso, como o próprio nome já aponta, as automáticas fazem todo o trabalho por você – basta colocar o sabão e liberar o acesso de água. Por outro lado, as semiautomáticas exigem um acompanhamento de todas as etapas para não transbordar água. Procurando mais praticidade? Invista em uma automática!

 

As semiautomáticas realmente lavam melhor?

Isso irá depender de cada modelo, mas os boatos são reais: por possibilitarem um movimento maior das roupas, as lavadoras semiautomáticas costumam deixar as roupas ainda mais limpas, além de “agredir” menos o tecido. O processo de lavagem das semiautomáticas é ideal para lavar com eficiência peças sujas de graxa, barro e até meias de crianças que adoram andar pela casa, por exemplo. Mas, se você não sujar tanto suas roupas e esteja à procura de uma opção mais prática, uma lavadora automática também será ideal.

 

Praticidade x Economia

As lavadoras automáticas são mais práticas e as semiautomáticas são mais econômicas.

Mas não é tão simples assim: caso você viva em um local úmido, a escolha por uma semiautomática exige a compra de um modelo de centrífuga separadamente para auxiliar na secagem das peças. Agora, se as roupas no seu varal demoram dias para ficarem secas, o jeito é combinar uma lavadora automática e uma secadora.

 

Lava e seca: uma ótima alternativa para otimizar espaço.

Os valores de uma lava e seca são mais elevados, mas o investimento vale a pena – o modelo une os processos de lavagem, centrifugação e secagem em um só produto. Isso faz  com que a Lava e Seca seja perfeita para quem mora em apartamentos pequenos ou tem a lavanderia integrada à cozinha.

 

Gostou das dicas? Agora que você conhece as vantagens e desvantagens de cada modelo, analise o espaço da sua lavanderia e estipule prioridades: você está à procura de mais economia ou praticidade? Bem, o melhor é que a Mueller Eletrodomésticos une as duas coisas! Conheça todos os nossos modelos de lavadoras e escolha já o que combina mais com seu lar.

Conheça as lavadoras