Para muitas pessoas a cozinha é considerada o cômodo favorito da casa. É nela onde a família se reúne para cozinhar, fazer as refeições e conversar, por isso, acaba sendo um aconchegante ambiente de convivência. Por esse motivo, podemos sentir a necessidade de reformar ou realizar alguma mudança nessa área para trazer um visual mais bonito, organizado e funcional para o dia a dia.

Porém, muitas vezes, esse projeto de reforma acaba sendo adiado, na grande maioria dos casos, por exigir um alto investimento. Mas você saiba que existem diversos tipos de revestimento para cozinha, de ótima qualidade, com valores bastante acessíveis? E o melhor: dão cara nova a sua cozinha sem gerar muita sujeira ou transtorno.

Reunimos algumas dicas para facilitar sua reforma e, assim, ajudar você a realizar o sonho de ter uma cozinha nova, linda e, o melhor de tudo, sem gastar muito.

Azulejos

Os azulejos são os materiais mais utilizados como revestimento para cozinhas, devido ao seu ótimo custo-benefício, variedade de estilo e, principalmente, preço. Se você busca economia, a dica é optar pelas sobras de lotes, ou seja, que já saíram do catálogo de lançamentos do ano. Mas se a sua intenção realmente é inovar, a sugestão é utilizar os azulejo artesanais do tipo português, ladrilho hidráulico ou modelos antigos, encontrados em lojas de materiais de demolição. A mistura entre o retrô e o moderno na decoração pode criar um efeito interessante.

revestimento para a cozinha

Ladrilhos

Com uma enorme variedade de formatos, cores e estampas, os ladrilhos hidráulicos são uma ótima opção de revestimento para parede. Muito parecidos com os tijolos à vista, podem ser facilmente utilizados em diversas composições, dando um toque retrô lindo ao ambiente. Algumas das possibilidades: com  piso de porcelanato ou com armários de madeira.

revestimento para a cozinha

Tijolinhos à vista

O uso de tijolinhos à vista agrega um toque rústico e contemporâneo ao ambiente e, assim, o espaço ganha ainda mais aconchego. Esse tipo de revestimento para a cozinha combina muito bem com todo tipo de decoração e também pode ser utilizado em outros cômodos da casa. É uma solução prática, e entre os seus benefícios estão a durabilidade, o ótimo valor, o conforto térmico e o isolamento acústico.

Cuidados especiais! Por se tratar de uma área com alta incidência de água, faça manutenções constantes. Não deixe também de aplicar um acabamento impermeabilizado para retardar o desgaste, evitar umidade e o aparecimento de fungos.

revestimento para a cozinha

Mármore

Existem áreas da casa onde a organização e a limpeza são itens extremamente indispensáveis.Na cozinha, por exemplo, há espaços, como a parede atrás da pia ou do fogão, que sujam com mais facilidade quando estamos cozinhando. Por isso, é importante pensar bem na escolha do revestimento para que o ambiente se mantenha impecável e limpo.

Sinônimo de luxo e versatilidade, o mármore sempre será uma excelente escolha. Além de bonito, esse revestimento para cozinha trará um tom clássico e tornará o ambiente ainda mais elegante e sofisticado.

revestimento para a cozinha

Papel de parede e adesivo

Com fácil e rápida aplicação, papéis de parede e adesivos para azulejos são ótimas opções de revestimento para a cozinha. Esses elementos são ótimos para quem deseja realizar uma reforma ou mudar a decoração do ambiente, sem sujeira e sem preocupações com o baixo orçamento.

Com o uso do papel de parede é possível criar texturas e harmonizar com outros elementos decorativos do ambiente, como armários, bancadas e demais utensílios. A diversidade é infinita e para todos os gostos. Porém, como se trata de uma área onde o contato com água será constante, procure optar pelos que são mais resistentes e fáceis de limpar. Se possível, a dica é não é aplicá-lo próximo à pia.

Com os adesivos de parede, essa área já pode ser aproveitada e as possibilidades de tipos e formatos são diversos. Seja em formato de azulejo colorido ou uma frase da sua música favorita, se enjoar é só tirar. Simples assim!

revestimento para a cozinha

Pastilhas

É possível encontrar esse tipo de revestimento em materiais como vidro, cerâmica, porcelana ou inox, em diferentes cores e formatos. Elas podem ser utilizadas em todas as paredes, sobre a área molhada ou apenas para dar um toque especial na decoração atual.

Não possuem um valor tão acessível quanto a maioria das sugestões de revestimento para a cozinha que apresentamos acima. Porém, sabendo aproveitar as diversas possibilidades de uso, fica fácil encontrar um jeitinho de ajustar ao orçamento do seu projeto. Basta usar e abusar da criatividade!

revestimento para a cozinha

Dicas importantes para escolher um revestimento para a cozinha!

  • Pense bem antes de escolher. Cada tipo de uso exige a aplicação de um modelo adequado.
  • Harmonia é fundamental! Não deixe de pensar na composição e integração entre os revestimentos da parede e do piso, por exemplo.
  • Materiais retificados diminuem o uso de rejunte e facilitam na hora da limpeza, já que acumulam menos sujeira.
  • A cor do revestimento pode influenciar na sensação de amplitude. Para apartamentos pequenos e compactos, prefira os tons mais claros.
  • Na hora de efetuar a compra, reserve cerca de 10% a mais do material necessário. Leve em conta a sobra para perda com os cortes necessários para instalação.

Agora que você já conhece as vantagens e possibilidades de uso para cada tipo de revestimento para a cozinha, escolha os seus e mãos à obra!