O que é regulador de gás e qual sua importância?

Seu fogão ou cooktop possui poucos anos de uso e já está com as chamas fracas? Cuidado, isso pode ser devido ao regulador de gás. Mas vamos com calma – você sabe o que é isso?

Resumindo, o regulador é aquele material de metal com válvula que libera ou impede a passagem de gás para seu eletrodoméstico, bem conhecido pelos lares brasileiros.

Mas você sabia que o regulador de gás tem validade de uso? Sim! E isso influencia diretamente na eficiência do seu fogão ou cooktop. Ou seja, não adianta nada ter um produto novinho em folha na sua cozinha e um regulador fora de validade.

Por isso, trouxemos algumas curiosidades e dicas para você sempre manter o funcionamento do regulador e aproveitar ao máximo a potência dos eletros da sua cozinha.

O correto é “regulador de gás” ou “regulador de pressão?”

Tanto faz. Os dois nomes estão corretos, e são utilizados pois o produto literalmente regula a pressão com que o gás será liberado. Isso faz com que o seu fogão receba a quantidade ideal de combustível para preparar suas receitas com segurança.

Qual é a validade do regulador?

Conforme determinação do INMETRO, o regulador não deve ser utilizado por mais de 5 anos. Confira o mês de vencimento gravado no regulador. Após este tempo de uso, troque o produto imediatamente.

Um mesmo regulador pode ser utilizado para GLP e GN?

Não. As dimensões e características do regulador variam de acordo com a saída de gás escolhida.

Regulador de 1 kg/h ou 2 kg/h, qual é a diferença?

A medida “kg/h” representa a capacidade de gás que o regulador libera por hora. Consequentemente, isso influencia na potência dos cooktops e fogões. Reguladores de 1 kg/h são ideais para os tradicionais eletros de 4 bocas, já os de 2 kg/h são recomendados para eletros de 5 bocas ou com queimadores mais potentes, como o Tripla Chama ou o Dupla Chama.

Não esqueça de conferir a mangueira de gás!

Tão importante quanto o regulador, a mangueira de gás também possui validade de 5 anos. Utilizá-la por um prazo maior aumenta drasticamente o risco de vazamento de gás.

Colocou todas estas dicas em prática e seu eletro continuou com pouca eficiência? Talvez esteja na hora de trocar o produto. Por isso, criamos um vídeo especial para ajudar você a manter o máximo de potência dos seus eletros! Conheça agora os 5 sinais de que está na hora de trocar um eletrodoméstico.