Seja no início ou no fim da semana, ainda temos o costume de escolher um único dia para realizar todas as tarefas domésticas. Sexta-feira, por exemplo, já é popularmente considerado o dia oficial da faxina. Mas você já parou para pensar que dedicar tantas horas para organizar toda bagunça acumulada pode não ser tão eficiente quanto imagina?

Existe um sistema chamado FlyLady, criado pela americana Marla Cilley, que fala exatamente sobre isso. O método consiste basicamente na ideia de limpar e organizar a casa em etapas e nāo tudo de uma vez só. Ainda ressalta que, criando um exercício diário, tarefas passam a ser um hábito. Assim, o que parecia ser algo trabalhoso passa a ser executado de forma automática.

Os principais pontos do sistema sāo:

  • Criar rotinas, a matinal e a noturna, otimizando assim o seu dia;
  • Destralhar, ou seja, retirar os objetos espalhados pela casa, seja para jogar fora ou guardar em seu devido lugar. (Obs: quando a casa está organizada fica mais fácil de limpar);
  • Separar a casa em zonas, ou seja, a limpeza deve ser feita cada semana em um local da casa;
  • Reservar 15 minutinhos diários para as tarefas;
  • Elaborar seu fichário do lar.

Quando deixamos para realizar todos os afazeres de uma única vez, acabamos sempre esquecendo de limpar um canto ou outro. Dessa forma, as horas destinadas para a organização da casa acabam sendo maiores do que os seus momentos em família. Por isso, montar um calendário de limpeza pode ajudar a administrar melhor o seu tempo.

Para ajudar você a deixar sua casa em ordem, listamos algumas dicas de organização das tarefas domésticas. Separamos elas da seguinte forma: mensal, semanal, quinzenal e sazonal. Leia com atenção as sugestões, sempre levando em consideração a realidade e necessidades da sua família para conseguir montar o calendário de limpeza ideal.

Calendário de limpeza diário

Arrumar a cama

Lençóis bem estendidos e nada de travesseiros amassados. O exercício de organização já começa logo cedo. Mas esse é um hábito do qual nem precisamos lembrá-lo, não é mesmo? Esse é o seu cantinho de descanso e uma cama bem organizada traz para o quarto a sensação de tranquilidade e aconchego.

Abra as janelas, sempre que possível, e deixe o ar circular no ambiente por no mínimo uma hora. Preocupe-se também com a limpeza semanal do colchão e da roupa de cama. Vamos falar sobre isso mais adiante.

Fogão de piso ou cooktop

A regra é simples: sujou, limpou. Procure limpá-los sempre após cozinhar qualquer refeição. No caso do cooktop, não esqueça das áreas em volta do nicho da bancada, onde a gordura e outros resíduos podem acumular com facilidade. Já se você possui um fogão de piso, dedique um tempo na semana para uma limpeza mais profunda do forno, caso o seu modelo ainda não seja autolimpante.

Guarda-roupa e armário

A pressa e a correria do dia dia dificultam a complicada tarefa de manter esses espaços organizados. Experimente criar um padrão na organização das peças de roupa, utensílios domésticos e outros itens da despensa. Assim que conseguir implantar esse método, você verá que será mais prático manter tudo em ordem.

Banheiro e cozinha

São áreas da casa que exigem um cuidado rigoroso quando o assunto é limpeza. Por isso, semanalmente, faça uma leve higienização, varra e passe pano úmido no chão. Diariamente, jogue o lixo fora, lave a louça, o vaso sanitário, limpe as pias e as lixeiras.

Área pet

Caso você tenha animais domésticos, limpe diariamente o local destinado para as necessidades fisiológicas. Não deixe o prato de comida ou de ração expostos por muitas horas e troque a água algumas vezes por dia, se possível. Os seus filhos podem ajudar muito nessa tarefa. Dividir os afazeres com eles também é importante.

Calendário de limpeza semanal

Limpeza dos móveis

Em alguns locais mais em outros menos, mas a poeira sempre aparece. Uma dica valiosa na hora de executar essa tarefa é não utilizar o espanador. Ao invés de tirar o pó, ele espalha ainda mais. Uma vez por semana, procure utilizar um pano úmido. Já a cada quinze dias ou mensalmente, lustre os móveis com o produto adequado para cada tipo de superfície.

Lavar a roupa

Essa tarefa irá depender de uma série de fatores, como a rotina da sua família, a quantidade de filhos, etc. Porém, uma ou duas vezes por semana pode ser uma frequência ideal. Aproveite esse momento para trocar as toalhas de banho e já incluir nesse processo a roupa de cama que você irá trocar semanalmente. Não esqueça dos tapetes da cozinha e banheiro.

Banheiro

Uma vezes por semana, faça uma limpeza profunda. Reserve esse dia também para dar uma geral no chão dos outros cômodos da casa, utilizando um pano úmido e algum produto de uso geral.

Calendário de limpeza quinzenal

Geladeira

A contaminação de alimentos nem sempre está relacionada a alimentos que você ingere fora de casa. Eles podem estar dentro da sua geladeira. Por isso, a limpeza periódica é extremamente importante, e uma vez a cada quinze dias já é suficiente. Verifique constantemente o vencimento dos produtos para evitar que eles estraguem. Quando sobrar alimentos das refeições, armazene em potes herméticos ou com fechamento a vácuo.

Dica! Para mantê-la limpa por mais tempo, após finalizar a limpeza, coloque na porta da geladeira um recipiente com algumas colheres de chá de bicarbonato de sódio. Isso evitará cheiros desagradáveis.

Eletroportáteis

Manter a higienização de todos os eletrodomésticos da casa de maneira correta, além de evitar problemas de saúde, pode prolongar a vida útil dos aparelhos. Nem toda sujeira é eliminada apenas utilizando água e sabão. Então, verifique as especificações de cada fabricante.

E por falar em cuidados para manter a vida útil de um eletro, a escolha certa na hora da compra também é importante. Temos um guia com algumas dicas que irão ajudar na compra dos produtos ideais para o seu lar. E o melhor, sem gastar muito!

Rejuntes

Áreas como a cozinha e o banheiro possuem uma concentração maior de gorduras e umidade. Portanto, podem facilmente ficar encardidas. Nesse caso, limpeza é indicada a cada quinze dias ou mensalmente.

Dica! Prepare uma solução com um copo de água, meio de vinagre branco e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Misture tudo e aplique com a ajuda de um borrifador no chão e nas paredes. Deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois é só passar um pano limpo e úmido. Se a sujeira não sair com facilidade, utilize uma escova pequena para esfregar a área ainda com a solução.

Calendário de limpeza mensal

Limpar as janelas

Uma limpeza regular, feita uma vez por mês, utilizando o produto correto e na quantidade adequada, fará com que a sua casa ou apartamento tenha vidros limpos e sem muito esforço. No caso de persianas de metal, o período é um pouco maior: a cada dois meses. Já no caso das persianas de tecidos, o ideal é a cada seis meses, mas se o acúmulo de poeira for muito grande, esse intervalo pode ser menor. Você decide!

Lavadora de roupa

Fazer a limpeza da sua lavadora e tê-la sempre em boas condições de uso, prolonga sua vida útil. Além disso, previne que resíduos de sujeira, acumulados durantes as lavagens, prejudiquem a limpeza das suas roupas. Umas exigem mais cuidados, outras menos, mas é importante que pelo menos uma vez por mês seja feita uma limpeza preventiva. Consulte o manual de instruções ou peça a ajuda de um profissional especializado.

Calendário de limpeza sazonal

A limpeza sazonal nada mais é do que aquela tarefa que você pode fazer com um intervalo maior de tempo, ou seja, a cada três meses, seis meses ou a cada ano. Abaixo listamos algumas delas:

  • Fazer o rodízio do colchão
  • Limpar a despensa
  • Limpar tapetes grandes e pesados
  • Limpar poltronas e sofás
  • Limpar o teto
  • Limpar os potes de mantimentos (pó e gordura)
  • Limpar as capas das almofadas e travesseiros
  • Verificar alimentos vencidos na despensa
  • Limpar a churrasqueira
  • Limpar as molduras dos quadros e rodapés.

Agora que você já recebeu todas essas dicas, chegou a hora de começar a montar o seu calendário de limpeza. Não faça tudo sozinho e envolva os moradores da casa. Lembre-se de que todas as sugestões podem ser aplicadas na rotina de qualquer família. Você só precisa saber delegar as tarefas.

Não existe uma regra, porém, é preciso fazer o planejamento dessas atividades. Ter um método de organização irá ajudar você a criar o hábito, ter disciplina e a otimizar o seu tempo de execução das tarefas domésticas.