Sabe aquele jogo de jantar maravilhoso que você ganhou ou comprou há algum tempo, mas ainda não usou? Pois é! Isso não acontece apenas na sua casa. Quase todo mundo tem um jogo de jantar que nunca foi usado e os motivos são basicamente dois: aguarda uma ocasião especial ou não sabe identificar qual a louça e, consequentemente, o prato certo para o momento. Se essa também é uma dúvida sua, chegou a hora de tirar seus queridinhos do armário.

Que o prato é um dos utensílios domésticos essenciais em qualquer cozinha todos sabemos. Alguns chegam até a servir de decoração, pendurados na parede como obras de arte. Mas, desde os modelos mais simples e práticos aos mais sofisticados, o cuidado na hora de escolher o formato ideal para cada tipo de refeição é fundamental. Afinal, os alimentos precisam ser servidos de forma harmoniosa.

Seja ele raso, fundo, quadrado, se você ainda tem dúvidas sobre como escolher o prato certo para a ocasião certa, temos algumas dicas. Elas irão facilitar e muito a sua vida na hora de montar a mesa para oferecer um almoço ou jantar. Vamos lá?

Sousplat

Gosta de caprichar na hora de preparar a mesa para receber familiares ou amigos? Então invista no toque especial do sousplat, termo francês que significa “sob o prato” (sous-plat), ou seja, debaixo do prato. Ele não é exatamente um prato, sua função é servir como base para o prato principal. Segundo a regra de etiqueta, em ocasiões formais sua finalidade é indicar os lugares dos convidados.

À mesa ele é como uma verdadeira moldura para o prato e determina de forma única o tom e o clima da decoração. Com a diversidade de cores e materiais, é possível criar mesas para diferentes momentos utilizando um único jogo de jantar, até mesmo aquele que você ainda não usou.

Dicas de etiqueta:

  • Nunca utilize um sousplat para servir algum alimento;
  • Na troca de pratos, verifique sempre se a peça está limpa e a substitua se necessário;
  • Antes de servir a sobremesa retire o sousplat da mesa;
  • No uso de sousplat em materiais como vidro, aço inox ou prata é indicado colocar algum tecido para evitar que o prato deslize ou arranhe a base;
  • Os sousplats devem ser colocados à mesa antes dos convidados se sentarem.

Prato certo

Prato certo

Prato fundo ou de sopa

Ideais para sopas, caldos e refeições que possuem uma quantidade maior de molho. Os pratos fundos são delicados e excelentes para servir o alimento de forma prática. Sua base, por ser mais funda, tem a função de preservar o calor e sua borda, com cerca de 2,5 a 5 cm, impede que as mãos de quem serve queime ou toque o conteúdo do prato.

Prato certo

Prato certo

Prato certo

Prato quadrado

Com o avanço tecnológico nas formas de vidro e de porcelana, o prato quadrado veio para inovar, trazendo modernidade e simplicidade à mesa. Sem restrições, é o prato certo para servir qualquer tipo de refeição.

Prato certo

Prato de pão

Indicado para ocasiões informais, como o próprio nome já indica, a função desse prato é servir o pão, evitando que ele se misture a molhos que irão acompanhar a refeição. Com medidas de aproximadamente 15 cm de diâmetro, é o menor prato de um jogo de jantar. Deve ser posicionado à mesa do lado esquerdo e acima do prato do convidado.

Prato certo

Prato raso

Esse é o modelo de prato que está mais presente no nosso dia a dia. Também chamado de prato de mesa, o prato raso pode ser disposto de duas formas: sozinho ou junto com um sousplat. Independentemente da ocasião, é o prato certo para servir a refeição principal. Tendo em média de 25 a 28 cm de diâmetro, ele também pode ser utilizado como apoio para o prato de entrada ou de aperitivo.

Prato certo

Prato de salada ou de sobremesa

Pequenos e delicados, os pratos para salada possuem aproximadamente 19 a 21,5 cm de diâmetro. Já os de sobremesa um pouco menos: 18,5 a 21,5 cm. Ambos podem ser postos à mesa em quase todas as refeições do seu dia, já que podem servir frutas em um café da manhã, aperitivos e saladas no almoço ou um bolinho no chá da tarde.

Prato certo