Se tem uma coisa que faz todo mundo voltar a se sentir na casa da avó é o cheirinho de pão assando. Esse é um daqueles momentos onde a gastronomia se torna muito mais do que o alimento, mas também emociona e afaga a alma. E é por isso que nós queremos te ensinar essa receita de pão caseiro!

Criado pela chef Larissa Guerra, esse pão é composto por uma massa super fofa com casquinha crocante. 

Se você nunca fez pão, não se apavore! Não é tão difícil quanto parece e você pode contar com as medidas exatas da chef e com a linha de fornos incríveis da Mueller. 

Um dos segredos para essa receita de pão caseiro e para outros itens delicados, como macarrons e bolos, é contar com um forno que tenha um controle confiável de temperatura e mantenha o calor na medida certa. E isso, seja lá qual for o equipamento que você vai escolher, pode ter certeza que a Mueller vai te proporcionar. 

Então, sem medo, se joga nessa receita de pão caseiro e faça da sua casa um lugar de boas recordações gastronômicas!

Receita de pão caseiro

Rendimento 

3 pães

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa rasa de fermento biológico seco
  • 2 xícaras de água morna
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • 2 colheres de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou banha 

Modo de preparo

Use meia xícara de água morna para dissolver o fermento biológico e reserve. Em uma tigela, misture o trigo, o açúcar, o sal e o leite em pó. Misture a água aos poucos, adicione a manteiga ou a banha e sove bem.

Conforme ficar pronto, deixe a massa descansar até dobrar de volume. Depois, sove novamente e deixe descansar por mais algum tempo, novamente até dobrar de volume.

Divida a massa em três porções de tamanhos iguais e unte três formas de pão/bolo inglês. Modele os pães, coloque-os nas formas, cubra com um pano limpo e seco e deixe descansar por cerca de 1h30min. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220ºC.

Leve para assar e, deixe nesta temperatura por cerca de 10 minutos. Depois, abaixe a temperatura para 180 ºC para que termine de assar, por mais ou menos 15 minutos. Retire os pães da forma assim que saírem do forno, deixando-os esfriar em uma grade ou em uma tábua. Sirva somente depois de frio.