Cozinhar tem sido uma tarefa difícil devido à falta de espaço na sua cozinha? Seus armários e bancadas não são mais suficientes para guardar louças e utensílios? Então talvez esteja na hora de repensar o layout do ambiente.

Tornar sua cozinha espaçosa está longe de ser a missão mais complexa do mundo. Com algumas mudanças você já irá perceber a diferença. Algumas, possivelmente, irão exigir alterações estruturais e um certo investimento financeiro. Outras você poderá colocar em prática hoje mesmo, gastando bem pouco ou até mesmo sem mexer no bolso.

Neste artigo, listamos sete maneiras de como tornar uma cozinha espaçosa e queremos compartilhar tudo com você. Vem com a gente!

1. Móveis planejados

Nunca é tarde para ter móveis feitos sob medida. Com mobílias planejadas, além de ganhar espaço, o ambiente torna-se muito mais funcional e moderno.

É claro que trocar todos os móveis atuais por planejados pode exigir um investimento indisponível no momento. Mas quem disse que você precisa trocá-los todos de uma só vez? A dica para esse caso é elaborar um projeto que atenda às necessidades da sua cozinha e, aos poucos, encomendar as mobílias.

Cozinha espaçosa

2. Eletrodomésticos embutidos

Assim como os móveis planejados, os eletrodomésticos embutidos são essenciais para quem deseja ter uma cozinha espaçosa. Tendência no mundo todo, esse formato de eletros se popularizou através dos fogões. Atualmente, a moda já se estendeu para fornos, cooktops e até geladeiras.

Mas lembre-se! Não esqueça de sempre tirar as medidas da sua cozinha, assim você poderá identificar com precisão os locais exatos para cada eletrodoméstico embutido. Além do espaço obtido com o uso desses equipamentos, o ambiente ficará muito mais charmoso, clean e sofisticado.

Cozinha espaçosa

3. Paredes são ótimos porta utensílios

Sua cozinha tem paredes vazias? Por que não utilizá-las para guardar utensílios? Neste caso, a sua imaginação será sua maior aliada. Você pode, por exemplo, suspender o escorredor de louças prendendo-o acima da pia, ganhando assim mais espaço e personalizando o ambiente.

Outra possibilidade é parafusar ganchos na parede e utilizá-los para pendurar panelas, canecas, tigelas, entre outros apetrechos que normalmente ocupariam espaço dentro dos armários ou em cima dos balcões.

Cozinha espaçosa

4. Aposte em prateleiras

Se você é do tipo que adora potes e vidros, instalar prateleiras é uma ótima opção para deixar a sua cozinha mais espaçosa. Esta dica pode ser colocada em prática junto com a que mencionamos acima. Ou seja, preencha as paredes vazias com prateleiras.

Você também pode utilizá-las para colocar objetos decorativos, como vasos, porta-retratos, souvenirs, entre outros itens que vão deixar a sua cozinha mais bonita. E o melhor, sem ocupar espaço em cima das bancadas e armários.

Cozinha espaçosa

5. Utilize o teto

É isso mesmo! O teto é um espaço que pode ser muito bem utilizado na cozinha. Experimente instalar ganchos ou qualquer tipo de suporte que a sua imaginação indicar e nos quais você possa pendurar panelas e outros utensílios. Essa é uma ótima pedida para quem adora encher a casa de personalidade.

Cozinha espaçosa

6. Pote dentro de pote, que vai dentro de pote…

Essa dica vale principalmente para os objetos que ficam dentro de armários. Panelas, potes, pratos, copos, enfim, pegue todos esses utensílios e organize-os de forma que os menores possam ser guardados dentro dos maiores. Assim você deixa tudo mais organizado, economiza espaço e abre lugar para guardar mais coisas.

É possível utilizar essa dica para os objetos deixados em prateleiras ou pendurados nas paredes. Porém, é preciso coerência nas combinações e na forma de arrumá-los para que isso não estrague ou sobrecarregue a decoração da sua cozinha.

Cozinha espaçosa

7. Organização e limpeza diária

Não importa o tamanho da sua cozinha! Mantê-la limpa e organizada é uma maneira simples e grátis de deixá-la sempre espaçosa.

Um ambiente limpo e organizado está sempre pronto para que você possa cozinhar confortavelmente ou simplesmente receber seus convidados.

Louça em cima da pia, lixo transbordando, potes em cima da bancada, enfim, todo objeto fora do lugar está ocupando um espaço que não é dele. Ou seja, não ajuda você a tornar sua cozinha espaçosa.