É praticamente impossível pensar em decoração sem lembrar de plantas e flores. Afinal, elas dão um toque de vida e alegria até ao canto mais esquecido da casa. E quem não abre mão disso sabe: são muitas opções de tamanhos e cores, além de diferentes vasos e maneiras de harmonizá-las. Uma delas é com o uso de vasos invertidos, que são muito modernos e versáteis.

Os vasos invertidos são uma versão dos vasos suspensos, só que de ponta cabeça. Isso mesmo! O vaso fica pendurado, enquanto a planta está voltada para baixo. Essa disposição é ideal para cômodos com pouco espaço e, por incrível que pareça, também é mais fácil de cuidar.

Qualquer planta pode ser utilizada em um vaso invertido?

Vasos invertidos

Fonte: www.lardocecasa.com.br

 

Desde que a espécie da planta caiba no vaso e se adapte às condições do local escolhido, como muita ou pouca luz do sol, ela pode ser colocada em vasos invertidos. Também é importante observar se a planta não é muito frágil. Caso contrário, ela pode não se sustentar quando virada com a raiz para cima.

Além de usar as plantas para complementar a decoração, ainda é possível dar aos vasos invertidos um aspecto mais funcional. Imagine colocá-los na cozinha, por exemplo, com todos os temperos ao seu alcance enquanto prepara as refeições. Bom, né?

Vasos invertidos

Fonte: www.somentecoisaslegais.com.br

 

Veja como funciona

Se você ficou com vontade de investir nos vasos invertidos, é importante entender um pouco mais sobre o seu funcionamento. Como a terra e a planta não caem? Isso acontece graças a uma rede de proteção e um suporte colocados no vaso.

No caso da irrigação da planta, a água é liberada aos poucos, à medida em que a espécie precisa dela. Basta regar a planta por cima do vaso. Assim, a água fica armazenada num reservatório, pronta para quando for necessária.

Onde comprar vasos invertidos?

Vasos invertidos

Fonte: www.mercadolivre.com.br

 

Para ter os vasos invertidos na sua casa, é possível adquiri-los em lojas online ou fazer os seus próprios vasos com técnicas de DIY — faça você mesmo, em português. Seja qual for sua escolha, com certeza vai deixar os ambientes da sua casa ainda mais lindos.