Economia virou palavra chave em vários setores, e na cozinha não é nada diferente. 


E para ter sucesso, a escolha e o uso dos eletrodomésticos adequados são critérios essenciais para gastar menos. 



E um dos eletrodomésticos mais utilizados, é o fogão. Por isso, o chef Guto Medeiros, com mais de 30 anos de experiência prática na cozinha, deu dicas para ter um fogão a seu favor e poder economizar até 30% de gás de cozinha no preparo das receitas. 



1.Ter diferentes queimadores no fogão: Além de economizar, um fogão com diferentes potências de queimadores influência na receita preparada. Para o chef Guto, em variados preparos, é preciso de alta temperatura para uma melhor cocção. Por exemplo: se for preparar uma proteína, essa chama alta vai garantir toda a riqueza de sabores e sucos, deixando o prato final muito mais delicioso.



2. Trocar a potência do queimador durante o preparo da receita: Você sabia que trocar a potência dos queimadores durante o desenvolvimento de um prato é essencial? Isso mesmo. O ideal é começar a receita com muito calor para selar, caramelizar e flambar. Melhor ainda se houver queimador tripla chama. Logo em seguida, mude para uma chama mais curta, para que possa ter a qualidade de uma cocção mais lenta e que proporcione riquezas nos preparos em forma de confit e, claro, muita economia também.


3. Os benefícios da variedade de queimadores: A variedade de queimadores simplifica a rotina na cozinha, além de qualificar todos os preparos, desde o pequeno queimador, ideal para a cocção de um ovo perfeito, até a tripla chama, que proporciona eficiência e economia.



4. Use o fogão a seu favor para economizar gás: com a alta no preço do gás de cozinha, economizar se tornou rotina entre os brasileiros. E a boa notícia é que é possível reduzir o consumo com o uso correto dos queimadores. Para o chef Guto, utilizar a tripla chama em preparos de grãos mais duros, aqueles que exigem mais tempo no consumo de gás de cozinha, é possível economizar. Ou até mesmo utilizar a tripla chama para acelerar a receita e desligar antes de finalizar no próprio fogão. Desta forma, o preparo terá recebido uma carga bem alta de calor (sem gastar mais) e vai finalizar seu prato apenas com o calor que estiver conservado no interior da panela. Isso pode gerar uma economia de até 30%.


Também de acordo com Claudio Roberto Fernandes de Assis, gerente de Desenvolvimento de Produto da Mueller Fogões, o maior objetivo da diversidade dos queimadores é atender as variações de medidas das panelas. “Cada queimador é projetado para um tamanho de panela e para que proporcione um melhor desempenho, sempre prezando pela máxima segurança do consumidor”, explica ele na matéria do Blog Papo Sabor


 



Confira os novos fogões Decorato, que possuem uma variedade de queimadores para auxiliar e economizar no preparo das receitas. 



E não deixe de contar pra gente qual o seu segredo para economizar na cozinha? 



E não esqueça, continue acompanhando a Mueller nas redes sociais que sempre estamos preparando dicas para você.