Para quem não sabe como organizar lavanderia pequena, aí vai uma boa sequência de técnicas e ações pontuais para você equilibrar, no mesmo espaço, funcionalidade e bom gosto decorativo.


A seguir, vamos disponibilizar algumas dicas para aproveitar o espaço da lavanderia e mantê-la devidamente organizada. Assim, você não vai sentir que faltam alguns centímetros a mais, na planta do seu imóvel, e terá à sua disposição todos os elementos para encantar-se com esse espacinho tão seu!


Confira, e aprenda como fazer uma lavanderia pequena ter grandes aspirações de estilo e praticidade em sua casa ou apartamento!


Crie uma rotina de organização da lavanderia


Espaços reduzidos ficam claustrofóbicos, até, sem uma organização periódica aplicada. Isso ajuda tanto a realizar os serviços na lavanderia com mais agilidade quanto para manter o lugar em ordem.


Vale a pena exercitar o hábito de arrumar o espaço de acordo com a necessidade que você identificar, e também a partir de algumas técnicas simples de serem implementadas, como:


- use caixas e cestos organizadores;
- troque as embalagens dos produtos de limpeza por dispensadores;
- crie um sistema próprio para separar as roupas e evitar aglomerações na lavanderia;
- use ganchos e grades para pendurar as peças e acessórios, deixando o espaço livre para circulação.


Aprender como organizar uma lavanderia pequena pode não acontecer da noite para o dia, mas o hábito ajuda a tornar essa transição muito mais harmônica. Experimente!



Use as paredes e partes internas dos armários


Nichos e prateleiras são excelentes maneiras de otimizar o espaço da lavanderia. Assim como a organização torna o ambiente menos aglomerado, esses itens permitem que o ambiente fique mais livre e fácil para organizá-lo e também para lavar, pendurar e secar as peças.


O mesmo vale para a parte interna das portas dos seus armários. Com ganhos, você tem aliados importantes para pendurar materiais maiores, como vassouras e rodos, entre outros.


Vale a pena, inclusive, a consideração de um investimento em projetos personalizados — como móveis planejados. Eles favorecem tanto o uso das paredes como privilegiam a metragem de acordo com o seu imóvel, aproveitando cada centímetro da sua lavanderia para torná-lo mais otimizado.


Falando de decoração, especificamente, você pode considerar as paredes também para compor um pouco mais de cor natural ao ambiente. Para isso, veja nosso post sobre o uso de plantas na lavanderia!


Planeje a compra de um varal adequado para a sua lavanderia



É sabido que um varal de teto agrega em organização e praticidade — mesmo em lavanderias pequenas. Só que você pode considerar um varal automático ou mesmo dobrável, fazendo com que a sua presença só ocupe espaço quando estiver em uso. Consequentemente, seu cômodo não fica tão decorado e fica até mesmo mais arejado.


Invista em móveis com rodízio


Móveis com rodízio (as populares rodinhas) podem fazer toda a diferença para quem deseja aprender como organizar lavanderia pequena com mais praticidade e menos esforço.


Esses produtos tornam o ambiente mais flexível e com mobilidade. Assim, seja para organizá-lo ou otimizar o espaço para determinadas atividades, você pode replanejar a lavanderia conforme sua necessidade.


Bônus: prefira as cores claras para otimizar o espaço da lavanderia



Por fim, uma simples dica de organização decorativa, mas com significativo potencial de otimização do espaço: opte por cores claras. Elas dão uma sensação maior de amplitude e, somadas a uma boa iluminação — natural ou não — elas podem deixar a lavanderia com uma aparência mais clean e harmônica.


Estamos sempre produzindo dicas para tornar a sua cozinha e a lavanderia em ambientes elegantes e funcionais! Fique de olho em nosso site para saber mais dicas importantes para o seu dia a dia.