Se você não sabe quais são os principais cuidados com a máquina de lavar, chegou a hora de aprender mais. Há tempos, esse equipamento se tornou indispensável nas residências dos brasileiros, ainda mais, entre aqueles que possuem uma rotina corrida e desejam economizar o tempo na higienização de suas roupas. Porém, não basta adquirir o eletrodoméstico e não cuidá-lo adequadamente. 



Para garantir que ele continue funcionando por mais tempo e, inclusive, evitar prejuízos financeiros, é necessário prezar pela manutenção e investir em alguns hábitos essenciais para aumentar o seu desempenho no decorrer do ciclo de lavagem. Quais são eles? Evitar a sobrecarga, sempre limpar o filtro, não exagerar no uso de sabão e por aí em diante. 



A seguir, vamos te contar exatamente a respeito desses detalhes e outras práticas que devem ser consideradas daqui em diante. Acompanhe e aprenda como aproveitar todo o potencial da sua lavadora!


1. Cuidados com máquina de lavar: de olho na quantidade de roupas



Uma dica básica, mas muito ignorada pelos consumidores, é sempre ler atentamente o manual de instruções da lavadora. Esse processo deve ser feito antes mesmo de começar a utilizar o seu equipamento. 



No material, é possível encontrar detalhadamente os cuidados necessários no dia a dia — e um deles diz respeito ao número de roupas que podem ser lavadas por vez. 



Para não ter problemas, o ideal é evitar sobrecarregar o equipamento, adicionando muitas peças em uma única lavagem. Quando fazemos isso, prejudicamos toda a movimentação dos itens ao longo do processo de higienização.



Consequentemente, elas não são limpas corretamente e, de quebra, é possível desgastar o aparelho, que irá operar com uma carga altamente pesada. 



A longo prazo, esse hábito também pode danificar a máquina e exigir reparos constantes. Assim, sempre cheque o manual de instruções disponibilizado pelo fabricante e certifique-se do peso ideal.


E mais! Nessa fase, aconselhamos não colocar elementos pesados demais na lavadora, como os cobertores grossos. Em alguns casos, tal costume pode acabar danificando a peça ou comprometendo o eletrodoméstico. Em vez disso, considere utilizar uma máquina com uma função especializada em lavar cobertores como a Lavadora Semiautomática Big 14Kg e a Lavadora Semiautomática Big Aquatec 16 kg


2. Cuidados com máquina de lavar: cuidado com a quantidade de sabão



Ainda hoje, há quem acredite que uma lavagem só é completa se utilizarmos muito sabão no decorrer do processo. Nada disso! Quando o assunto são os cuidados com a máquina de lavar roupas, a máxima do "menos é mais" faz toda a diferença e deve ser considerada. 


O ideal é jamais utilizar mais produto do que o indicado. Ao contrário do que parece, o excesso de sabão não somente irá deixar as roupas mais pesadas, como também, poderá entupir o equipamento e comprometer o seu uso. 



Aqui, a quantia exata irá depender exclusivamente do número de peças incluídas na máquina, assim como, do tipo de roupa que será lavada e da intensidade da sujeira. 



Se a ideia é alcançar resultados mais satisfatórios, cheque atentamente o manual de instruções na embalagem do próprio produto, onde é possível conferir as indicações sobre a dosagem. Isso vale tanto para o sabão, quanto para o amaciante e outras fórmulas específicas.


3. Cuidados com máquina de lavar: instale a lavadora com atenção


A instalação da máquina de lavar também está na nossa lista de cuidados. Nessa fase, é necessário verificar muito bem o lugar onde o equipamento será instalado, escolhendo áreas afastadas das variações climáticas e, especialmente, do calor em excesso. 



Em linhas gerais, evite posicionar a sua lavadora em um espaço aberto, como em jardins ou quintais sem nenhum tipo de cobertura.



Veja ainda o chão no local. Quanto mais reto for o solo, menor será a instabilidade e vibração da máquina de lavar roupas, garantindo assim, um desempenho melhor e vida útil prolongada. Não tem erro!


4. Cuidados com máquina de lavar: sempre verifique os bolsos


Todo mundo, em algum momento, já colocou uma roupa para lavar sem checar os seus bolsos. A princípio, esse esquecimento pode até parecer superficial e inofensivo, mas a verdade é que ele é um grande vilão das lavadoras. 



O motivo? Uma vez presentes no ciclo de lavagem, os objetos pequenos têm o poder de arranhar ou travar as chamadas "partes móveis" do equipamento. Chaves, moedas, grampos e anéis fazem parte dessa lista. 



Sendo assim, procure separar os itens antes de colocá-los para lavar. Lembre-se ainda, de checar os zíperes e deixá-los fechados, impedindo que eles enrosquem em outras vestimentas ou acabem riscando o tambor.


Extra: dicas para limpar máquina de lavar roupas



Não poderíamos encerrar o artigo sem citar a importância da limpeza mensal da máquina de lavar. De nada adianta somente higienizar o equipamento do lado externo se, no fim, a área interna continua suja e com resíduos capazes de comprometer o seu funcionamento. 



O melhor, é que esse procedimento é simples e deve ser feito uma vez por mês. A dica, é encher a lavadora com água morna, acrescentar um pouquinho de vinagre e ligar o ciclo de lavagem mais curto disponível. Desse jeito, o aparelho ficará longe de microrganismos e demais impurezas, prolongando a sua conservação. 



Mas não acabamos por aí. Também é de extrema importância remover e higienizar o filtro. Nesse sentido, você precisará desligar o eletrodoméstico da tomada e retirar a peça com cautela. Depois, e com a ajuda de uma esponja macia, esfregue o local para eliminar sujeiras e fiapos acumulados. Só não se esqueça de encaixar o filtro novamente na posição correta. 



Com essas dicas exclusivas, esperamos que você tenha entendido — e anotado — os principais cuidados com a máquina de lavar. Siga cada um deles à risca e, com o tempo, será possível notar como o seu equipamento está com uma excelente performance, dispensando a necessidade de reparos ou manutenções diversas. 



E se gostou do conteúdo e deseja continuar se aprofundando no assunto, siga agora mesmo as nossas páginas no Facebook e Instagram. Vamos adorar trocar figurinhas por lá!