Há algumas décadas a cozinha era apenas um cômodo escondido nos fundos das casas. Era o local em que as refeições eram preparadas e depois feita a limpeza da louça. Hoje essa realidade é diferente e o espaço é um dos mais importantes da casa, representando muitas vezes o local em que as famílias se reúnem.

É por isso que, ao decorar ou redecorar uma casa, é preciso ficar atento às tendências para cozinha. Neste artigo traremos algumas dicas com as novidades para o ano de 2020. Acompanhe!

Cozinhas inteligentes

A tecnologia agora faz parte da vida das pessoas em todos os âmbitos e na cozinha não é diferente!

Uma das tendências para cozinha em 2020 é justamente essa, ter vários aparelhos integrados a recursos tecnológicos, desde as torneiras até a iluminação, criando um ambiente eficiente para o dia a dia. 

As chamadas cozinhas inteligentes dão um aspecto de evolução ao design, sendo já planejadas dessa forma na contemporaneidade. É o caso de quando se instalam sensores de iluminação ou que controlam as luzes pelo celular, torneiras que detectam quando as mãos estão abaixo delas para liberar a água, cafeteira que pode ser programada e por aí vai.

Cores escuras

É cada vez menos comum vermos cozinhas brancas em revistas e sites de decoração. As cores mais claras estão cada vez mais dando espaço para tons mais escuros, como o cinza, o azul-marinho e o preto.

Para quem gosta de ambientes modernos, essa tendência para cozinha é bem interessante. Afinal, o preto é a cor que passa muito estilo e marca presença. O branco e as outras cores mais claras, por sua vez, seguem sendo utilizadas apenas em detalhes. Uma cozinha em que todos os armários são escuros, por exemplo, pode ter uma mesa ou bancada da pia branca, para dar um contraste.

Estilo escandinavo

O estilo escandinavo está muito presente na arquitetura e no design de interiores e segue em alta no decorrer de 2020. Trata-se da decoração feita com inspiração na cultura da Escandinávia, terra de onde vieram os vikings.

No modo de viver escandinavo, menos é mais. As pessoas que vivem nesses países, como a Noruega e a Dinamarca, levam vidas mais simples e descomplicadas, sem se estressar tanto pelos problemas, aplicando isso no dia a dia.

O design escandinavo, portanto, segue esse padrão onde tudo é muito minimalista, sem muitos objetos decorativos, por exemplo. 

Tons de madeira naturais

Ainda seguindo as tendências para cozinha com cores mais escuras e com base no estilo escandinavo, algo que está em alta são os tons de madeira naturais. Mesmo que não seja em todos os móveis e armários, alguns detalhes com essa característica deixam os ambientes mais rústicos e encantadores.

Mesas ou ilhas com os tons naturais de madeira dão um toque especial às cozinhas. Principalmente quando os espaços são brancos e você não tem como fazer a substituição de toda a mobília para as cores mais escuras, que estão em alta no momento.

Os tons de madeira contrastam bem com as cores claras e certamente arrancará elogios de qualquer pessoa que visitar a cozinha da sua casa.

Conexão com o ar livre

Ao projetar novas casas, os arquitetos estão cada vez mais se preocupando em deixar as cozinhas conectadas a um espaço de ar livre. Se o cômodo for nos fundos da casa, por exemplo, ela pode ter uma porta que leva para um quintal.

A ideia é justamente poder abrir as portas e fazer com que o ar circule, além de aproveitar melhor a iluminação natural do sol. A conexão para um espaço ao ar livre também pode ser direcionada para uma pequena horta, onde podem ser plantadas frutas, verduras e hortaliças. Assim, quando você estiver cozinhando, poderá utilizar os ingredientes disponíveis em sua própria casa.

Uso de Cooktops e Fogões com Mesas de Vidro

Quando falamos em tendências para cozinha em 2020, não podemos deixar de citar os cooktops. Isso porque, cada vez mais, o uso de bancadas é comum nesses ambientes.

Com as bancadas, é possível que a cozinha seja integrada à área social, como as salas de jantar. Em muitos casos, o fogão convencional é substituído pelo cooktop. A ideia é que o visual fique mais limpo e as pessoas tenham mais praticidade ao cozinhar ou simplesmente circular pelo local, nos momentos de lazer que podem ser aproveitados na cozinha.

Também inspirados nesse estilo, os fogões com mesa de vidro vêm ganhando cada vez mais espaço nas decorações, perfeito para quem quer um ar contemporâneo em sua cozinha. 

Prateleiras abertas

Algo que também está sendo cada vez mais visto nas decorações de cozinha são as prateleiras abertas, dispensando os armários fechados. De tal maneira, é possível que as pessoas mostrem utensílios de cozinha, potes, panelas etc., que acabam se tornando parte da ornamentação.

Além disso, com tudo a vista, fica muito mais fácil de encontrar os objetos, dando mais praticidade para o  dia a dia de quem cozinha. É claro que, com as prateleiras abertas, é preciso redobrar os cuidados com limpeza e organização, evitando a sensação de aglomeração.

Agora você já conhece as principais tendências para cozinha em 2020! Coloque-as em prática e desenvolva espaços muito bonitos e funcionais para a sua casa.

Além da beleza, você também precisa garantir que o local seja seguro. Saiba mais em nosso artigo que mostra os itens de segurança necessários para o seu fogão.