A clássica lasanha à bolonhesa pode ser um dos grandes diferenciais para o próximo almoço de Dia das Mães. Afinal de contas, essa é uma receita simples de executar, e que pode ser preparada no dia anterior. Isso evita aquela aglomeração na cozinha, apenas algumas horas antes de ter toda a família reunida.

Sem falar que sobra mais tempo para que todos confraternizam, em vez de ficar checando a receita de tempos em tempos antes do almoço de Dia das Mães.

Portanto, temos praticidade, planejamento e muito sabor em uma só receita. Para começarmos, então, basta apenas a lista de ingredientes para colocar a mão na massa — literalmente! Vamos a ela?

Molho da lasanha à bolonhesa

  • 300 g de carne moída (de sua preferência);
  • 200 g de linguiça de carne de porco;
  • 1 cebola grande (picada);
  • sal, pimenta do reino, folhas de sálvia e orégano (a gosto);
  • 1 cenoura (ralada);
  • 3 tomates maduros (sem pele e picados) e 2 colheres de extrato de tomate.

Vamos começar despejando a cebola, a linguiça e a carne moída em uma panela regada com azeite. Quando os ingredientes estiverem bem douradinhos, é hora de acrescentar a cenoura. Você deve manter a mistura cozinhando por 15 minutos, aproximadamente, mexendo de tempos em tempos para não queimar nada nesse tempo.

Importante: caso necessário, pode acrescentar um pouquinho de água.

Assim que finalizado o tempo de cozimento, adicione um copo de leite e deixe-o incorporar aos outros ingredientes. E pronto! O seu molho à bolonhesa está prontinho para ser servido. Então, reserve-o por alguns minutos porque é hora de preparar o molho branco da sua lasanha de almoço de Dia das Mães.

O passo a passo é bastante simples, siga as dicas abaixo:

  • derreta 50 g de manteiga em uma frigideira;
  • adicione 50 g de farinha de trigo e mexa bem os ingredientes enquanto eles cozinham (dica nossa: você pode usar um fuê para auxiliar, pois ajuda a não empelotar);
  • adicione 1 litro de leite integral e continue mexendo sem parar.

Quando você obtiver um creme bem homogêneo e liso, desligue o fogo e adicione os ingredientes finais: sal a gosto e noz-moscada (preferencialmente, ralada na hora).

Com a base dos molhos preparada, vamos dar início ao processo de montar a lasanha!

Como montar a lasanha à bolonhesa?

O primeiro passo consiste em adicionar a um refratário grande o suficiente para acomodar a lasanha, uma camada de molho bolonhesa. Depois, cubra-a com a massa fresca e adequada para o preparo de lasanhas, e cubra a camada com mais molho à bolonhesa. Em seguida, molho branco e queijo mussarela ralado.

Isso deve ser feito quantas vezes forem necessárias até encher a assadeira — lembrando que os ingredientes acima mencionados são suficientes para o preparo de uma lasanha bem grande.

Depois, cubra o recipiente com papel-alumínio e leve-o ao forno pré-aquecido em 200 °C por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, é só retirar o papel-alumínio e deixar mais alguns minutos até que a parte superior da lasanha fique bem douradinha.

Para essa etapa, nós sugerimos o uso de um forno elétrico que tenha múltiplas funções além das convencionais. Por exemplo: um recurso de aquecimento para manter o seu almoço de Dia das Mães sempre prontinho para servir. Assim, quem quiser repetir (ou quando os atrasados chegarem), a lasanha vai estar tão quente quanto estava ao ficar pronta.

E é isso! Simples, não é mesmo? Com essa receita de lasanha à bolonhesa, o seu almoço de Dia das Mães vai ter um saborzinho ainda mais especial! E, se você quiser acompanhar o preparo desse prato tão caprichado, aproveite para conferi-lo no vídeo que disponibilizamos no Cozinhando com a Elis!