Preparar refeições para a família e conservar alimentos são as principais funções de qualquer cozinha de casa, porém todas essas tarefas podem gerar muita bagunça.Quem nunca deixou o leite ferver e escorreu por todo o fogão, ou aquele molho de tomate da macarronada que espirrou por toda a cozinha? Confira aqui 6 dicas para manter a sua cozinha mais limpa todos os dias!


ORGANIZAÇÃO


Segundo a especialista em organização Paula Margarido, no seu livro "Destralhe sua casa", a chave para uma cozinha sempre limpa é a organização. O lugar onde você guarda suas panelas, louças e utensílios podem fazer toda a diferença. 


Organize a sua cozinha em áreas por função, por exemplo: armário apenas para panelas, copos e jarras em outro lugar etc.  Sabendo onde estão as coisas, fica mais fácil de manter a organização e limpeza diárias na cozinha.



ROTINAS DIÁRIAS


Crie hábitos e estabeleça tarefas que vão ser executadas diariamente: quanto menos se acumularem para o dia da faxina, mais rápida e eficiente será a sua limpeza. Você pode ter o hábito de lavar a louça diariamente em determinado horário, ou de passar uma vassoura logo antes de dormir, por exemplo. 



UTENSÍLIOS SEMPRE À MÃO


Deixe os utensílios de cozinha que você usa com frequência sempre à mão, podendo ser nas primeiras gavetas ou no armário mais próximo da bancada. Ter essas ferramentas mais perto e com acesso fácil evita a bagunça dentro dos armários e gavetas.


Agora que tal aprendermos alguns truques para cada eletrodoméstico?



DICAS RÁPIDAS PARA MANTER OS ELETRODOMÉSTICOS SEMPRE LIMPOS


MICRO-ONDAS


1. Queimou pipoca no micro-ondas no final de semana? Esquente no próprio micro-ondas, meia xícara de água com suco de um limão ou vinagre por 3 minutos. Deixe a vasilha dentro com a porta fechada por mais 5 minutos e depois é só secar a parte interna com um pano.


2. Em aparelhos com acabamento inox, como o nosso micro-ondas de embutir, não utilize esponjas, pois elas podem riscar o acabamento.  Um pano macio úmido com uma mistura de álcool e água vai solucionar qualquer limpeza!


GELADEIRA


1. Assim como em toda a cozinha, manter a geladeira organizada pode tornar o processo de limpeza mais fácil e mais eficiente. A especialista em organização, Tatiana Melo sugeriu a seguinte forma de organizar os alimentos:



2. Como o interior da geladeira está em constante contato com seus alimentos, evite o uso de produtos químicos muito abrasivos. Uma mistura caseira com 500ml de água morna e 2 colheres de vinagre desinfeta e elimina os odores desagradáveis da sua geladeira de forma natural. 


FOGÃO


Para deixar as bocas do fogão brilhando e as grades de ferro fundido bem limpas, assista ao nosso vídeo e descubra todas as dicas:



FORNO


1. Evite queimaduras! Lembre-se sempre de verificar se o forno está desligado, morno ou frio antes de começar o processo de limpeza. O forno morno ajuda no processo de limpeza em caso de uso com assados gordurosos.


2. Os fornos dos fogões e fornos elétricos Mueller contam com a tecnologia do esmalte Total Clean, que é um acabamento  liso, bonito e fácil de limpar. Por isso, para limpar a parte interna é muito simples: passe apenas um pano úmido ou esponja macia com sabão neutro. Em caso de ter feito um assado muito gorduroso, você pode recorrer aos produtos desengordurante para ajudar nesse processo Caso você derrame algo dentro do forno, o recomendado é esperar o forno esfriar completamente e limpar manualmente com o desengordurante de sua preferência.



Qual a sua dica de limpeza que faz toda a diferença na cozinha? Não se esqueça de comentar e dividir esse post com a família e amigos. Acompanhe a gente pelo Instagram e Youtube para mais dicas de lavanderia e cozinha.