Uma boa maneira de agregar conveniência ao dia a dia e sem perder o sabor é diversificando o cardápio com receitas práticas. A batata rústica, por exemplo, não exige muito esforço e combina facilmente com grande parte dos ingredientes que usamos constantemente.


Com essa variedade interessante de maciez que lembra um purê e a textura crocante por fora, a batata rústica pode fazer toda a diferença para trazer mais sabor às suas refeições.


E, para aprender como prepará-la, siga com a leitura deste post!



Lista de ingredientes para o preparo da batata rústica


Você não vai precisar de muitos ingredientes para fazer a batata rústica. Veja só o básico desta receita:


- 3 ou 4 unidades de batata rosa (seu sabor é mais intenso do que os outros tipos);


- páprica (à sua escolha entre as pápricas doce, picante ou defumada);


- sal a gosto;


- 50 g de queijo parmesão ralado;


- ramos de alecrim a gosto também;


- dentes de alho inteiros — com casca e tudo — à sua preferência;


- azeite de oliva.


Enquanto você separa os ingredientes, aproveite para ligar o forno para preaquecer!


O melhor modo de preparar a batata rústica 


Vale destacar que a Elis, do Cozinhando com Elis, está fazendo a batata rústica no novo forno elétrico de embutir Mueller! Entre os diferenciais desse eletrodoméstico, podemos destacar o Sistema de Convecção, que conta com ventilação, que tem como função a distribuição melhor do calor, resultando em assados perfeitos.


Uma função que é particularmente diferenciada para o preparo da batata rústica é o modo Assar e Dourar com Convecção. É esse efeito que desejamos à nossa receita deste post, criando uma camada crocante por fora, mas macia por dentro.


O motivo para isso é explicado pelo uso combinado do ventilador e as duas resistências ligadas, que distribui uniformemente o calor. E, detalhe: você nem precisa calcular o tempo de preparo das batatas rústicas para virá-las na metade: o processo facilita e muito a sua vida até nisso.


Modo de preparo


Para aquecer o forno, deixe-o em 220 °C. Enquanto isso, separe as batatas e corte-as ao meio e, em seguida, em 3 partes — sempre por extenso. Antes disso, entretanto, lembre-se de lavar e secá-las porque vamos assar a batata rústica com casca e tudo.


Dica: se você usar batatas grandes, o processo de corte é mais fácil e você tem uma porção generosa, ao final do preparo.


Agora, vamos colocar as batatas em uma assadeira e temperá-las com a páprica, o sal, o queijo parmesão ralado, os ramos de alecrim e os dentes de alho inteiros. Em seguida, despeje uma quantidade razoável de azeite para que se espalhe entre todas as batatas — cerca de 50 ml — e leve ao forno.


Agora, vamos contar uma hora, que você pode programar e ter ainda mais praticidade no preparo desta receita, se estiver usando o nosso forno elétrico com esse recurso. Você nem precisa virar na metade do tempo, como havíamos mencionado, e após esse período de espera a sua batata rústica já está pronta!


Ou seja: é uma receita fácil e prática, que pode fazer parte do seu dia a dia com tranquilidade! E, caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito do preparo de nossa batata rústica, aproveite para conferir o vídeo com um passo a passo bem detalhado do processo no Canal do Youtube da Mueller