Anualmente, no dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza, uma data que celebra o advento e as constantes inovações culinárias que essa receita milenar agrega ao nosso dia a dia.
E, se a famosa redondinha gastronômica costuma ser uma das pedidas mais populares em delivery na sua residência, que tal fazer algo diferente para este ano?
Nos tópicos abaixo, nós vamos ensinar um rápido passo a passo para você aprender a preparar uma pizza de massa caseira, e coberta com filé acebolado e muito queijo. Siga com esta leitura, então, e já separe os ingredientes para elaborar a sua versão da receita!


 


Lista de ingredientes para a pizza de filé acebolado com queijo


Para começar, vamos selecionar os itens necessários para a elaboração dessa receita de pizza caseira:



  • 1 kg de farinha de trigo;

  • 2 colheres de sopa de açúcar;

  • 2 colheres de sopa de leite em pó;

  • 1 colher de sopa de sal;

  • 50 ml de óleo de soja;

  • 1 ovo;

  • 10 g de fermento de pão;

  • 500 ml de água morna;

  • 800 g de iscas de filé (carne de sua preferência);

  • orégano, sal, pimenta do reino e chimichurri (a gosto);

  • 3 cebolas médias cortadas em rodelas;

  • tomates (a gosto) ou substitua pelo seu molho de tomate pronto favorito;

  • muito queijo;

  • brócolis (a gosto).



Para começar, vamos fazer a massa. Em uma vasilha, acrescente a lista de ingredientes acima até a água morna. Ou seja: deixe o restante (a partir das iscas de filé) para depois. Misture-os e sove bem a massa e deixe-a descansar, cobrindo-a com um pano, até triplicar de tamanho — aproximadamente, duas horas de espera.



Enquanto isso, vamos ao processo de elaboração do molho de sua pizza caseira. Para isso, nós usamos um cooktop de indução Turbo da Mueller, que fica lindo na bancada da sua cozinha e tem ainda recursos para facilitar o preparo de suas receitas favoritas, como a função Turbo em todas as zonas de aquecimento. Isso agiliza qualquer preparo com qualidade para celebrar o Dia da Pizza.



Vamos à segunda etapa de preparo da nossa receita: comece aquecendo a panela com um pouco de azeite e frite as 800 g de iscas de filé. Tempere, em seguida, com sal, pimenta e chimichurri e depois adicione as 3 cebolas médias e cortadas em rodelas. Refogue até atingir o ponto desejado dos ingredientes e já pré-aqueça o forno a 220 °C.



Enquanto o interior do forno aquece, voltemos à massa. Polvilhe a bancada com farinha para não grudar a massa, e divida-a em 3 ou 4 partes — para que caibam na forma que você vai usar para assá-la. Com o auxílio de um rolo de macarrão, abra-a gradualmente tomando cuidado para formar um círculo no processo.
Sobre a forma untada, faça uma base com o molho vermelho (que pode ser caseiro ou aqueles já comercializados prontos) e acrescente um pouco do seu molho de filé acebolado, cobrindo-o com orégano e bastante queijo para não queimar a aromática erva.




Caso você tenha um forno com grades que dividam e distribuam melhor o espaço, aproveite para assar duas pizzas ao mesmo tempo. O processo é o mesmo citado acima, mas, para diversificar, aproveite para utilizar alguns ramos de brócolis em uma das pizzas.



Para finalizar, despeje algumas folhas frescas de manjericão e reúna a família, pois a sua receita para celebrar o Dia da Pizza está prontinha!



Veja o passo a passo dessa receita incrível em nosso canal do youtube:



Agora, caso esteja em busca de uma boa sobremesa para acompanhar a sua pizza caseira, aprenda conosco como fazer um pudim de leite perfeito!