Você sabia que, ao investir na decoração da lavanderia, você conseguirá ter não somente um ambiente mais bonito, como também, prático e funcional?


Para tanto, será preciso traçar um planejamento completo, considerando fatores básicos de organização, além da escolha correta dos revestimentos e, claro, dos eletrodomésticos que irão compor o local, como um tanquinholavadorasecadora de roupas eficiente. 


Porém, é também nesse momento que algumas pessoas não sabem por onde começar. Afinal, o que deve ser prioridade nesses projetos? Como conseguir um resultado eficiente sem muita dor de cabeça? Pensando nisso, trouxemos para o post um apanhado de ideias de decoração de lavanderia que irão te salvar nessa empreitada. Acompanhe para saber mais!


Decoração de lavanderia: comece pelos revestimentos


Em muitos projetos decorativos, os revestimentos são a alma do cômodo. Com eles, é possível não somente proteger as estruturas do ambiente, como também, levar mais estilo e sofisticação para o local. 


Com a decoração de uma lavanderia grande isso não é diferente. Aqui, é importante entender que essas áreas são consideradas “úmidas”, uma vez que diversas tarefas que utilizam água e produtos de limpeza são realizados por lá. Assim, será preciso investir em um material de boa qualidade, tanto para o piso, quanto para as paredes. 


O ideal é optar por elementos cerâmicos. Mas, caso prefira utilizar uma tinta, prefira as versões acrílicas e laváveis — que são mais práticas e auxiliam na limpeza do dia a dia. 


Nesse sentido, as versões em tons pastéis também são muito bem-vindas, já que promovem uma atmosfera mais clean, higiênica e com boa sensação de amplitude. Entre as principais soluções da atualidade, destacamos o branco, o bege ou o cinza bem claro. 



Decoração de lavanderia: aproveite a altura acima da lavadora


Ainda que a sua área de lavanderia seja grande o bastante para as tarefas diárias, a verdade é que investir em praticidade é sempre muito bom. Por isso, indicamos que você aproveite ao máximo os espaços livres e que, em muitas situações, acabam não sendo usados por pura desinformação.


Para exemplificar, destacamos a área que costuma ficar no topo da própria máquina de lavar. Se a ideia é garantir funcionalidade, procure instalar uma prateleira logo acima do eletrodoméstico, para que você consiga organizar produtos úteis durante uma lavagem, como o sabão em pó, o amaciante, o “tira manchas” e por aí em diante. 


Quer um resultado certeiro e harmônico? Indicamos ainda que essa estrutura seja fabricada em madeira nobre ou em uma pedra capaz de conversar com o material da pia — caso a sua lavanderia seja integrada com a cozinha. O resultado ficará fantástico e, ao mesmo tempo, oferecerá o máximo de comodidade durante a semana.



Decoração de lavanderia: invista em móveis funcionais


Seguindo o mesmo raciocínio do tópico anterior, que tal apostar em móveis funcionais e prontos para otimizar (ainda mais) o seu espaço? Também conhecidos como “mobílias inteligentes”, esses itens são ótimos para promover a praticidade, ao passo em que elevam o estilo do cômodo a outro nível. 


São várias opções. Há, por exemplo, as tábuas de passar dobráveis ou embutidas em armários e tampos de bancadas, que se transformam em um suporte extra para dobrar as roupas.


Considere também recorrer aos móveis feitos sob medida. Em alta no setor de design, eles são a saída perfeita para aproveitar todo centímetro disponível no ambiente. 


Ao abraçar a ideia, você poderá criar armários personalizados e com os materiais que melhor conversam com o seu gosto. Existe ainda chance de criar estruturas exclusivas para pendurar rodos e vassouras, ou também, criar um cantinho especial para as roupas sujas. Vale experimentar!



Decoração de lavanderia: inclua varais em pontos estratégicos


Para saber como decorar uma lavanderia grande, é preciso descobrir quais são os melhores pontos para instalar o seu varal. Independentemente da metragem disponível no ambiente, uma coisa é fato — você precisará ter espaço de sobra para circular na área e realizar as suas tarefas com mais liberdade. 


Sendo assim, nada de utilizar varais de chão dentro dessa proposta. Para economizar espaço e, em paralelo, garantir um visual impecável para o cômodo, considere instalar o varal em pontos estratégicos. 


Uma boa opção, é colocá-lo pendurado no teto, em cima do tanque ou em qualquer outro cantinho livre.



Decoração de lavanderia: escolha os seus equipamentos a dedo


É claro que não poderíamos finalizar o post sem citar a importância de escolher um bom equipamento para a sua área de serviço. E se tratando da lavadora, é interessante considerar não somente o design da peça, mas outros elementos importantes e que irão fazer toda a diferença em sua rotina. São eles:


- se a máquina conta com função econômica e pronta para reutilizar água; 
- se há longa durabilidade, com materiais especiais e que não enferrujam; 
- se o sistema de lavagem é de alto desempenho e “por agitação”, para lavar as roupas sujas com mais eficiência; 
- se a marca em questão oferece garantia, caso haja imprevistos ou necessidade de reparo.


Acredite: com essas dicas, vai ser bem mais fácil caprichar na decoração de lavanderia grande e conquistar um espaço incrível, sem a necessidade de escondê-lo de suas visitas. 


E caso tenha gostado da leitura e queira saber onde encontrar bons equipamentos para o seu lar, aproveite para acessar a loja virtual da Mueller e conferir produtos de última tecnologia e visual impecável. Estamos te esperando!