Você sabia que a capacidade da centrífuga é um dos principais detalhes que devem ser analisados durante uma compra? Ideal para quem tem o costume de lavar as roupas em uma lavadora do tipo semiautomática ou tanquinho, o equipamento ajuda a retirar o excesso de água das roupas, ao mesmo tempo, diminui o tempo necessário para que as peças sequem completamente.


Dependendo do aparelho, será possível centrifugar somente uma determinada quantidade de peças — e que, muitas vezes, pode não ser o suficiente para as suas necessidades diárias.


Pensando nisso, criamos um conteúdo completo para te auxiliar nessa etapa. Na leitura, você entenderá como calcular as reais capacidades do aparelho, assim como, aproveitá-las da melhor forma possível. Acompanhe e saiba mais!



O que é e como funciona a centrífuga de roupa


Basicamente, o seu funcionamento consiste na rotação do motor que, por sua vez, irá drenar, de modo parcial, a água presente nos tecidos. Esse procedimento acontece rapidamente, podendo variar entre dois e cinco minutos.


Assim que a etapa for finalizada, as roupas já estarão prontas para serem secas no varal, sem que haja a necessidade de torcê-las. É uma ótima medida para evitar esse esforço e desgastar peças delicadas. Esse é o caso das vestimentas com elástico, de peças confeccionadas em seda e das lingeries.


Outro ponto interessante é que, de acordo com a peça lavada, a umidade que sobrou no tecido pode facilitar a etapa de passagem com o ferro, como acontece com as camisas sociais e de algodão. Muitas vezes, esse detalhe consegue deixar a roupa mais lisa, livre de vincos e rugas.


Como analisar a capacidade da centrífuga


Esse é um equipamento doméstico bem leve e de fácil transporte — algumas opções ainda possuem alça, para que seja possível mudá-los de lugar sempre que houver a necessidade. Em geral, a capacidade da centrífuga de roupas vai de 2,5 kg até 15 kg.


Por isso, mesmo que você viva sozinho ou tenha uma grande família, saiba que é possível encontrar uma opção que supra as suas necessidades. Uma recomendação é não ultrapassar o limite de capacidade da centrífuga. Caso contrário, o aparelho pode não funcionar como esperado ou, até mesmo, ter seu desempenho prejudicado.


Pontos de atenção


No mercado, é comum encontrar marcas que anunciam a capacidade das centrífugas, com base na medida de roupas molhadas. Diante disso, é natural que o consumidor pense estar adquirindo um equipamento de 15 kg e imaginar que conseguirá centrifugar a mesma quantidade de roupa que a sua lavadora com as mesmas especificações.


Explicamos: normalmente, a lavadora apresenta uma capacidade de 15 kg de roupas secas, já o cálculo da centrífuga é feito com base nas peças molhadas.


De acordo com o Inmetro, uma forma rápida para identificar a capacidade máxima da sua centrífuga é, dividindo os quilos indicados pelo fabricante por três. Logo, se um aparelho consegue centrifugar até 15 kg de roupa molhada, isso significa que a sua capacidade para itens secos é de 5 kg.


Ao comprar a sua centrífuga de roupas na Mueller, você perceberá que a marca anuncia a sua capacidade de roupas molhadas, mas em todas as fichas técnicas possui a referência de roupas secas nas especificações dos produtos. O mesmo cuidado vale para os manuais e textos disponíveis nos sites.


Para ilustrar, destacamos a Centrífuga de Roupas Mueller Super 15kg. Na ficha técnica do produto, é possível encontrar as seguintes especificações:


- peso bruto (kg): 10,4 kg;
- capacidade para roupa seca (kg): 5 kg;
- capacidade para roupa molhada (kg): 15 kg;


Quer ainda mais eficiência? A seguir, listamos alguns fatores a serem considerados no momento de adquirir a sua máquina de centrifugar. Veja:


- a profundidade (cm);
- a largura (cm);
- a altura (cm);
- a velocidade da rotação.



Quanto mais dados você tiver sobre o equipamento, mais fácil será acertar na escolha do produto, aumentando significativamente a sua satisfação com o passar do tempo. Pense nisso!


Como vimos, existem vários detalhes que devem ser analisados nesse processo — e analisar a capacidade da centrífuga é um dos principais deles.


Caso tenha gostado das recomendações e esteja em busca de um equipamento de qualidade, aproveite para acessar agora mesmo a loja virtual da Mueller e conferir nosso portfólio de produtos. Será um prazer ajudar você nessa missão!