Atualmente um dos assuntos que mais ouvimos falar é economia. E quando se trata do consumo de energia sempre existe a pergunta: como economizar nas tarefas diárias?



Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a economizar na lavagem das roupas. Que é uma das atividades rotineiras que não conseguimos escapar. Porém entender o funcionamento de sua lavadora e como otimizar seu uso para obter o máximo de desempenho auxilia você a gastar menos e economizar mais. 



Confira as dicas e saiba como diminuir os gastos: 



1- Escolha a lavadora com a capacidade ideal para sua família. 



Escolha uma lavadora com capacidade adequada às suas necessidades. Por exemplo, se tem uma família grande ou costuma lavar roupas em muita quantidade, deve optar por uma máquina maior. Lavagens múltiplas numa máquina de menor capacidade consumirão mais energia e água.



2 - Ajuste o nível de água adequado para a sua lavagem.



Procure modelos de lavadoras que permitam o ajuste do nível de água ao tamanho da carga. Assim você irá utilizar apenas o nível de água necessário para sua lavagem. 



3 -  Acumule mais roupas para lavagem.



Uma das maneiras de economizar energia e água é deixar acumular roupas para fazer uma lavagem. 


No entanto, respeite o limite de peso que a sua lavadora suporta para não danificá-la.



 


4 - Não use ciclos longos sem necessidade.



Utilize o ciclo correto de lavagem. Se a roupa não estiver tão suja, lembre-se de optar por ciclos econômicos e rápidos, que além de energia você economiza na quantidade de água.  



5 - Use sabão em pó de qualidade e na medida certa



Não use mais sabão do que o necessário. O excesso não deixará as roupas mais limpas, o enxágue será mais difícil e haverá desperdício de energia e gastando mais água.  


O mesmo também vale para quando usamos pouco sabão ou um sabão de baixa qualidade, as peças podem acabar não ficando limpas por completo, sendo necessário realizar uma segunda lavagem.



6 - Reutilize a água 



Sempre que possível, você pode reutilizar a água das lavagens de roupa. Dependendo, você pode utilizar a água para colocar novamente dentro de sua lavadora para uma próxima lavagem. Ou então aproveitar essa água para limpar a casa, lavar o carro ou molhar as plantas. 



7 - Faça periodicamente a limpeza de sua lavadora. 



Limpar o filtro da lavadora ou do seu tanquinho regularmente é essencial para manter a eficiência. Por isso, separamos um conteúdo exclusivo como limpar sua lavadora e tanquinho. 



8 - Estenda as roupas em cabide. 



Sacuda bem as roupas depois de tirá-las da lavadora e pendure em um cabide ao invés de pendurar diretamente no varal. Isso reduz a necessidade de passá-las mais tarde, fazendo você economizar tempo e energia. 



No caso de optar por uma secadora de roupas, escolha um modelo com boa classificação de eficiência. Confira os modelos de secadoras Mueller, todos possuem classificação A do Inmetro.



Gostou das nossas dicas? Conte para gente qual o seu segredo para economizar na sua rotina diária? 



E não esqueça, continue acompanhando a Mueller nas redes sociais que sempre estamos preparando dicas para você.