A cozinha em inox vem ganhando cada vez mais espaço nos lares dos brasileiros. Isso porque é um material durável, bonito e muito fácil de limpar. 

Além disso, trata-se de um item bastante higiênico, sendo preferência de muitos restaurantes e cozinhas com todo o mobiliário e equipamentos em inox. Esse material não acumula sujeira, além de não transferir cheiros ou sabores para as superfícies.

Sem dúvida, as cozinhas em inox dão um toque moderno a qualquer ambiente, trazendo um ar contemporâneo para os lares e virando tendência entre as residências. 

Decoração de cozinha inox para se inspirar

Para que você possa se inspirar, listamos 7 exemplos de decoração de cozinha de inox. Falaremos sobre modelos de eletrodomésticos que podem ser utilizados, mobiliário, formas de fazer decorações etc. Acompanhe, a seguir!

Utilize um fogão inox como parte da decoração!

Os modelos de fogão em inox fabricados pela Mueller dão um toque especial à decoração da cozinha. Além disso, são muito práticos de usar e garantem que a cozinha esteja sempre limpa.

Conforme explicamos, o inox é um material que não acumula sujeira. Dessa forma, basta passar um paninho depois de usar o seu fogão com mesa de vidro e ele estará limpíssimo e brilhando de novo. É tudo o que todo mundo sempre sonhou em uma decoração de cozinha.

Compre jogos de utensílios domésticos que combinem com a sua cozinha

Além do fogão, você também pode fazer combinações com os utensílios domésticos, para que eles combinem com a sua cozinha. Panelas, faqueiro, chaleiras, conchas, entre outros itens podem ser comprados todos em inox.

Ao utilizar panelas de inox, em um fogão que também tem essa característica, você garante uma experiência gastronômica interessante. Ao fazer um jantar para amigos, por exemplo, os encontros poderão ser feitos na cozinha, antes mesmo do prato estar preparado. Afinal, você terá um ambiente muito bonito e acolhedor, para receber pessoas.

Coloque uma bancada na cozinha

Da decoração de cozinha inox, uma tendência que cada vez ganha mais força é a colocação de bancadas, como uma espécie de mesa. A ideia é que esse local sirva para que sejam cortados ingredientes, separados os insumos etc. Também pode ser utilizado para fazer refeições rápidas, para uma pessoa sozinha, por exemplo.

Um exemplo de decoração que pode ser feita com uma bancada é fazê-la aberta, com prateleiras embaixo. Essa mesa pode ser em inox, assim como o fogão, a geladeira e os balcões da sua cozinha.

As prateleiras servem para que você guarde as suas panelas e outros utensílios, deixando-os à vista. Isso fará com que a cozinha tenha muito mais elegância e sofisticação. Além de úteis, os itens também servirão como objetos de adorno.

Faça combinações do inox com cores claras

Se você não gosta da ideia de ter uma cozinha inox em que todos os elementos têm essa característica, uma boa alternativa é fazer a mescla com cores claras. O branco, por exemplo, faz uma combinação perfeita.

Uma pia pode ser feita com porcelanato branco e ter os balcões em inox, por exemplo. Para dar um charme especial, algumas prateleiras ou puxadores podem ter a cor de madeira natural. De tal modo, esses elementos se destacarão, no momento em que a cozinha for visualizada.

Desenvolva uma decoração industrial

A decoração industrial também está em alta para as residências. A cozinha em inox segue essa tendência e pode dar um ar rústico, sem perder a sofisticação. As combinações que podem ser feitas são as mais variadas possíveis.

Substituir canaletas de PVC ou de outro material por tubos de inox, por exemplo, fazem com que esses elementos combinem com a cozinha. Também podem ser colocadas luminárias com um estilo mais industrial, para que sejam acendidas sobre a pia ou a bancada.

As estantes também podem ser fixadas no teto com cabos de aço. Assim, mais um elemento em inox é trabalhado na cozinha. Essa riqueza de detalhes faz toda a diferença no final da decoração.

Faça decorações com tonalidades escuras

Falamos anteriormente sobre as decorações que mesclam o inox com cores claras, como o branco. Porém, essa não é a única opção que pode ser feita. Também é possível usar o preto, o cinza, entre outras tonalidades mais escuras.

Os detalhes em preto da cozinha podem estar em balcões, no teto, nas portas e janelas do cômodo, entre outros locais. 

Se for seguir o estilo industrial, que também já comentamos, as tubulações, cabos de suspensão, entre outros itens podem ser pintados com spray preto.

Ter uma cozinha inox certamente dará à sua casa um aspecto moderno. Além do mais, a praticidade estará presente em sua rotina doméstica, devido às facilidades que o material dá.

Vai seguir alguma das tendências que apontamos na sua casa? Se estiver projetando ambientes, uma dica que damos é a leitura do nosso artigo que traz cuidados na hora de ter uma cozinha planejada. Não deixe de conferir!