Para muitas pessoas, o Natal é a época mais aguardada do calendário. Afinal, é nesse período que nos reunimos com os nossos familiares, celebramos o amor e a união e, de quebra, trocamos presentes com quem mais gostamos. E caso você esteja em busca de uma boa opção de agrado feito à mão, que tal preparar um delicioso biscoito de gengibre


Tradição da época, essa opção pode surgir em modelos decorados e personalizados, tornando a celebração ainda mais especial e mostrando às pessoas o quanto você se importa com elas. Inclusive, tais versões são bem fáceis de preparar, basta seguir alguns passos simples e garantir fornadas perfeitas.


Pensando justamente nisso, o Receitas Mueller trouxe uma opção incrível de doces para o Natal. Confira as dicas que separamos especialmente para você e arrase na cozinha!



A história do biscoito de gengibre


Desde crianças, temos o costume de ver o biscoito de gengibre marcando presença nas celebrações de Natal. Mas, qual será a origem dessa receita? 


Ao que tudo indica, eles foram criados na Escandinávia e, a partir da Revolução Industrial, começaram a ser produzidos nas fábricas e se espalharam pela Europa. Porém, foi apenas na década de 1930, e graças aos americanos, que esses produtos deliciosos se tornaram famosos. 


Muito antiga, essa tradição é praticada desde a Idade Média, quando as pessoas não somente se deliciavam com os biscoitos no fim do ano, como também, os utilizavam como decoração para os pinheiros. Inclusive, alguns eram armazenados em latas especiais para que pudessem durar até o momento da ceia. Bem interessante, não é?


Hoje, esses docinhos saborosos se popularizaram em várias partes do mundo, como no Brasil. Na região sul, por exemplo, essa cultura é mais forte, especialmente, por conta da colonização alemã. 


Há, inclusive, algumas variações da receita, que podem ser adaptadas de acordo com o paladar de cada um. Algumas pessoas, por exemplo, utilizam canela. Outras, decoram o biscoito com gotas de chocolate. Porém, neste artigo, vamos te ensinar o preparo clássico do biscoito de gengibre


Como fazer biscoito de gengibre: os passos necessários


O biscoito de gengibre simples pode servir para várias finalidades. É possível oferecê-lo como lembrancinha, usá-lo como parte da decoração da mesa posta, ou também, adicioná-lo em seu cardápio de fim de ano. 


Independentemente da opção, uma coisa é fato: sem dúvida, você vai ficar encantada! E com essas informações em mente, temos certeza de que você já quer saber como fazer biscoito natalino, não é mesmo? A seguir, contamos todos os passos necessários para que o seu preparo seja um sucesso. 


Ingredientes para a receita de biscoito de gengibre


- 3 ovos; 
- 300 g de açúcar mascavo;
- 100 g de açúcar refinado;
- 250 g de manteiga sem sal;
- 2 colheres de sopa de gengibre em pó;
- 2 colheres de chá de fermento em pó químico;
- farinha até dar o ponto.


Modo de preparo do biscoito de gengibre simples


- coloque os ovos inteiros em uma bacia. Em seguida, adicione o açúcar mascavo, o refinado e mexa bem;
- na sequência, adicione a manteiga em temperatura ambiente. É importante não parar de mexer e, enquanto isso, adicione o gengibre em pó e o fermento químico;
- por último, acrescente a farinha. Uma dica é ir colocando o ingrediente aos poucos e ir mexendo a massa até que ela desgrude do fundo do recipiente;
- assim que desgrudar do fundo, vire a massa na mesa e comece a sovar. Durante esse processo, é interessante ir colocando farinha até obter uma textura lisa e homogênea;
- assim que a massa ficar pronta, divida em quatro partes. Esse cuidado serve para facilitar a sua abertura; 
- com tudo pronto, você pode usar o seu cortador preferido. Existem vários formatos por aí: de boneco de neve, de árvore de natal, de estrela. Use a imaginação; 
- em paralelo, pré-aqueça o forno Mueller por 10 minutos. O aquecimento inferior e o superior deve estar em 180 ºC; 
- coloque os biscoitos e fique observando. Tome cuidado, pois essa etapa é muito rápida e qualquer descuido pode fazer os seus biscoitos queimarem. 


E então, o que achou da nossa receita de biscoito natalino? Que tal aprender a fazer um delicioso Clericot para brindar a saúde e a união neste clima de Natal? Aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e atualizar os seus amigos. Eles vão adorar essas informações!