Há quem ainda não saiba como funciona o cooktop por indução, mas tem interesse imediato em usá-lo na sua cozinha por conta do apelo estético, facilidade de limpeza e seus recursos interessantes.


Acontece que existe algo, em particular, que exige a atenção imediata antes de investir nesse eletrodoméstico: saber que panela usar em um cooktop por indução. Afinal, por ser um método distinto de aquecimento, o produto necessita de utensílios idealizados para a sua utilização específica.


Mas não se preocupe, porque vamos destacar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, facilitando ainda mais a sua tomada de decisão. Boa leitura!


O que é e como funciona o fogão cooktop por indução?



Popularmente conhecido como o “fogão sem fogo”, o cooktop por indução funciona por meio de sua tecnologia de indução magnética (ou de vitrocerâmica) que gera calor em áreas demarcadas — as “bocas” desse eletrodoméstico.


E você deve estar em dúvida em saber qual panela usar em um cooktop por indução, e é verdade que elas necessitam estar em alinhamento com a tecnologia desse tipo de produto. Pois, a partir do contato entre a panela e o cooktop, correntes de indução circulam até a panela e, consequentemente, produzem o aquecimento desejado para o preparo das suas receitas favoritas. 


Ou seja: o calor é gerado pela panela em si, e não exatamente por uma chama real como acontece nos modelos convencionais de fogão no mercado.


Quais são as vantagens em usar um cooktop por indução?


Primeiramente, vale destacar o quanto o tipo certo de panela para cooktop por indução pode agregar à sua rotina. Sem o utensílio adequado, o produto não gera calor e tampouco riscos de choque e/ou pequenos incêndios pela casa. A troca de calor só ocorre quando a panela é posicionada sobre o campo eletromagnético do eletrodoméstico.


Com isso, sobram benefícios em utilizar o cooktop com essa tecnologia, como:


- a regulagem de potência do equipamento torna o ato de cozinhar muito mais prático e conveniente — e preciso também;
- mais rapidez porque a panela para cooktop por indução aquece com elevada velocidade, e de maneira uniforme;
- a limpeza do eletrodoméstico também é digna de menção, pois não existem bocas e grades tradicionais — apena suma superfície lisa de vidro, tornando a limpeza muito mais rápida e prática.


Vamos ver, então, o que significa, na prática, saber que panela usar em um cooktop por indução!


Como são as panelas para cooktop por indução?


Com o avanço tecnológico, a dúvida sobre qual panela é ideal para o cooktop por ideal acaba surgindo. Por isso, na hora de escolher, lembre das que contém metais magnéticos e geram troca de calor, como:


- panelas de aço inox;
- fundo triplo ou;
- ferro fundido.


As panelas tradicionais, por sua vez, embora versáteis e funcionais são feitas em cobre, barro, alumínio ou vidro e não vão funcionar neste tipo de cooktop. 



Outro ponto de atenção é o diâmetro das panelas, que precisam ser proporcionais ao queimador. Além disso, vale passar uma régua embaixo para garantir que a panela está lisa e sem nenhuma alteração no fundo, para não afetar o cozimento dos alimentos.


Outro ponto interessante é que as panelas para o cooktop por indução devem ser planas e minimamente curvadas. Isso tudo, como também já adiantamos, serve para garantir a uniformidade no calor gerado, e isso influencia significativamente no preparo de suas receitas.


E, caso você tenha dúvidas se pode ou não usar as panelas que você tem em sua casa, faça um teste: coloque um ímã na base do utensílio e, se o material aderir a ela, perfeito! Caso ele não prenda, você deve investir em utensílios adequados para o seu cooktop por indução.


Para complementar tudo o que vimos aqui, ao longo deste artigo, confira também nosso artigo que fala mais sobre o cooktop por indução e os motivos pelos quais você deveria aderir a esse eletrodoméstico!