Pra quem tem uma rotina em casa, principalmente na cozinha, sabe quão prazeroso pode ser uma manhã na cozinha preparando um almoço pra família, uma tarde preparando um lanchinho pra turma ou até mesmo aquela janta pros amigos de tirar o fôlego!



E nós sabemos que um dos maiores prazeres da vida é estar cozinhando e sentir os aromas da comida e temperos no ambiente, não é mesmo? Mas, com uma cozinha bem equipada isso pode se tornar ainda melhor!



Muitos alimentos ou receitas envolvem alimentos com cheiro forte ou até mesmo que respinga gordura ou gotículas por toda parte, por isso que a coifa se tornou um item indispensável na cozinha dos sonhos, afinal, ela purifica o ar removendo as impurezas, o excesso de gordura e filtrando tudo através do exaustor ou depurador, falando nisso… você sabe a diferença entre a instalação da coifa modo Exaustor ou Depurador?



A coifa instalada no modo exaustor é o tipo de instalação que exige uma passagem de ar através da parede que vai ser por onde a coifa, após fazer a filtragem das impurezas e gorduras do ar, jogará o “ar sujo” para a parte de fora.



Já a coifa instalada no modo depurador, funciona de um jeito diferente, você não precisa de uma passagem na parede que conecte a coifa com o lado externo, pois a coifa instalada com modo depurador possui um filtro que transforma o ar sujo em ar limpo através do filtro exclusivo de carvão ativado, proporcionando uma experiência muito mais agradável para quem ama se aventurar na cozinha.



Agora que você já sabe um pouco mais sobre a coifa e como ela funciona, vamos falar sobre a instalação?



PRIMEIRO PASSO - Escolha o local


Sem dúvidas que o local da coifa deve ser acima do fogão, mas você sabe as medidas que deve usar?



A sua coifa tem que ter a largura maior que o fogão, pois ela precisa cobrir todas as bocas e assim sugar todo o ar “sujo” e gotículas de gorduras para fazer a filtragem e limpeza do ar.



A altura (distância da coifa e fogão ou cooktop) tem que ser de 65 a 75 cm de distância, fazendo com que a sua coifa tenha um desempenho excelente.



Importante: A coifa deve ser instalada em uma parede de alvenaria.


SEGUNDO PASSO - Saída de ar


Como já citado, existem dois modos de instalação, as que funcionam por exaustão e as que funcionam como depurador, para a instalação modo exaustor é preciso saída de ar, ou seja, uma conexão da cozinha com o espaço externo para poder passar o tubo que jogará o ar puxado pela coifa para fora, deixando apenas o ar limpo dentro da cozinha.



Já em optar pela instalação modo depurador, você não precisa de uma saída da cozinha para a parte externa, a limpeza do ar sugado pela coifa é feita dentro da mesma, com um filtro de carvão ativado, ela faz a purificação do ar e o retorna limpo, demais, né?



TERCEIRO PASSO - Dicas gerais



  • Retire as peças removíveis: Retirando todas as peças removíveis, você terá mais leveza e facilidade para instalar a sua coifa, depois de instalada na parede, encaixe todas as peças novamente.
  • Tamanho do fogão: é indispensável que a coifa cubra todo o fogão, para poder sugar toda a fumaça e gotículas de gorduras espalhadas pelo ar.
  • Altura e largura: Como mencionamos acima, ela deve ter uma largura maior que a do fogão, para cobrir totalmente o fogão e a altura dela deve ser no mínimo de 65 a 75 centímetros  no máximo de distância do fogão.
  • Potência: Se você usa com muita frequência, fazendo frituras, opte por uma coifa potente que cumprirá com excelência a sua função. 
  • Modelo: Escolha o modelo certo, levando em consideração o tipo de funcionamento, exaustor ou depurador, de ilha ou de parede. Na Mueller você encontra três modelos de coifa de parede de 90cm, sendo que todos os modelos você pode optar por instalar com modo exaustor ou depurador.

Com essas dicas você conseguirá aproveitar sua cozinha sem se preocupar com cheiro e gordura pelo ambiente. 



Ainda ficou com dúvidas, fale com a gente. E não deixe de saber por que ter uma coifa na sua cozinha é tão importante.