Com o verão em alta, nada melhor do que aproveitar alguns drinques refrescantes para acompanhar as nossas refeições. Concorda? Por isso, vamos compartilhar com você uma incrível receita de Clericot, preparada pela Elis Wagner, do @cozinhandocomelis, uma bebida muito popular no Uruguai e Argentina, mas que também está ganhando o seu espaço no Brasil. 


O lado bom, é que essa opção é superfácil. Já dependendo do seu gosto, também há a possibilidade de investir em algumas variações da bebida Clericot, adicionando frutas diferentes e algumas especiarias. 


E para que a sua recepção seja impecável, separamos para você todas as informações necessárias para um preparo perfeito. Abaixo, confira as nossas dicas e encante a todos!



Clericot: o que é?


Antes de começar a receita, que tal descobrir o que é Clericot? Também conhecido como "Clericó", o drink é muito comum na América do Sul, especialmente, no Uruguai e na Argentina. 


Porém, de acordo com os historiadores, a sua origem é indiana e ocorreu na época da colonização, quando os ingleses realizavam o seu preparo para se aliviar do calor. Atualmente, o drink Clericot conseguiu avançar todas as fronteiras e também chegou no Brasil, onde vem fazendo sucesso, principalmente, durante as temporadas mais quentes do ano. 


Com o tempo, foram surgindo diferentes receitas de Clericot. A princípio, acredita-se que a fórmula inicial contava com Jerez, um destilado do "tipo brandy", suco de frutas cítricas e soda. 


Entretanto, após os anos, ele começou a ser preparado com vinho seco e branco (o clássico espumante), soda ou água com gás, licores diferentes e uma mistura de frutas, sem contar o gelo e o açúcar. Logo, com todos esses ingredientes é possível obter uma ampla variação, adaptando a receita conforme o gosto de cada um.


As principais frutas para Clericot


Existem várias frutas que podem ser adicionadas no preparo do drink Clericot. Contudo, indicamos sempre o uso das opções mais leves, cítricas e refrescantes. Esse é o caso da laranja, do morango, do abacaxi, da pera, do kiwi, da maçã e da uva. Lembre-se de escolher frutas “de época” e que estejam no ponto ideal para o consumo. Ou seja, nem muito mole e nem muito dura.


Como fazer Clericot: o passo a passo


Após descobrir as maravilhas dessa bebida, chega o momento de aprender como preparar um incrível Clericot com espumante. Já adiantamos que a nossa receita é bem simples e poderá ser realizada em poucos passos, para que você consiga curtir ainda mais os momentos da sua celebração. Vamos lá?


Ingredientes 


- uma taça grande de, aproximadamente, 560 ml;
- frutas bem picadinhas: morangos, uvas, maçã, kiwi e manga;
- 50 ml de xarope de granadina ou groselha;
- 100 ml de água tônica;
- espumante de boa qualidade;
- pedras de gelo.


Modo de preparo


- pegue a taça e coloque todas as frutas listadas acima; 
- em seguida, adicione as pedras de gelo; 
- despeje o xarope de granadina ou a groselha, como preferir; 
- adicione a água tônica e complete a dose utilizando um pouco de espumante. Não tem segredo!



Dica extra


A sua ocasião ou celebração contará com crianças e você não quer deixá-las de fora da brincadeira? Tudo bem! Como sugestão, vale a pena substituir o clássico espumante por uma água com gás ou soda. Bem simples!


Com essas dicas, temos certeza de que você já sabe como fazer Clericot e tornar os seus momentos cada vez melhores. 


Esperamos que tenha gostado das dicas. Aproveite também para compartilhar o link nas redes sociais e dividir essas informações com os seus amigos. Até mais!