Uma cozinha completa e eficiente é indispensável para quem gosta de cozinhar. Ter em pleno funcionamento itens como geladeira, micro-ondas, fornos elétricos pode representar uma grande porcentagem do consumo de energia elétrica da sua casa e, segundo o CAPESP, esse consumo pode chegar até 258.84 kWh, ou seja, uma média de R$160,48 por mês em energia elétrica apenas na sua cozinha.


Como esses eletrodomésticos são usados diariamente, reunimos algumas dicas para você economizar energia elétrica na sua cozinha de uma forma simples e que cabe na sua rotina:


DICA 1: CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO INMETRO


Em 1993, o Inmetro instaurou o Selo Procel de Economia de Energia, este selo aponta quais produtos têm maior eficiência energética e os classifica de A a G, sendo A a categoria mais econômica. Você pode conferir o selo do seu produto na sua etiqueta ou acesse a tabela completa aqui.  


Dê preferência para produtos que tenham o selo A, pois assim você tem a garantia de estar utilizando um eletrodoméstico que consome menos energia e contribui para a economia na conta de luz.


No site da Mueller, você confere os selos dos produtos junto das suas fotos e descrições. Veja o exemplo abaixo de um selo Procel tipo A:



DICA 2: FIQUE ATENTO A SUA GELADEIRA


A geladeira é um dos produtos com maior consumo, por isso fique atento aos seguintes detalhes: 


- Ajuste a temperatura interna de acordo com a quantidade de alimentos e a temperatura externa.
- Verifique se a borracha de vedação está em bom estado de conservação.
- Se não tiver a opção frost free, faça o degelo sempre que for necessário.
- Evite deixar a porta aberta por muito tempo.
- Instale sua geladeira longe de produtos que aquecem, como o fogão.
- Deixe que a comida volte a temperatura ambiente antes de ser colocada na geladeira.



DICA 3: TIRE OS ELETRODOMÉSTICOS DA TOMADA


Quando não estiver usando eletrodomésticos como micro-ondas, fornos elétricos e liquidificadores, desligue-os da tomada! Isso pode te ajudar a economizar até 12% em um período de 30 dias. Quando mantemos os aparelhos na tomada, sua função stand-by, ou de espera, continua ativa assim como seu consumo de energia.


Dica extra: Também evite colocar diversos aparelhos na mesma tomada, isso pode sobrecarregar a rede elétrica provocando curtos circuitos e até incêndios!



DICA 4: CONHEÇA O CONSUMO DE ENERGIA DOS SEUS ELETRODOMÉSTICOS


Você sabe qual é a média de consumo elétrico dos aparelhos que equipam a sua cozinha? Essas informações estão presentes no detalhamento técnico dos mesmos ou no manual de instruções, e podem ser muito úteis na hora que a conta de luz chega. Sabendo o consumo médio dos seus eletrodomésticos, caso haja alguma alteração grande na sua conta de luz, fica mais fácil verificar se há algum aparelho com defeito ou sobrecarga. 


Mas, lembre-se que pouco consumo elétrico não quer dizer falta de potência: o forno elétrico Sonetto aquece, assa, doura, gratina, grelha, doura e tudo isso colaborando com a economia de energia! Com um consumo de 0,61kwh contra até 1,5kwh de consumo médio de outras marcas, você economiza sem perder potência e agilidade de cozimento!



Você conhece mais alguma forma de economizar energia na sua cozinha? Conta para a gente! Continue nos acompanhando por aqui e nas redes sociais para mais dicas, receitas e informações!