Apartamentos modernos tendem a pensar, primeiramente, na funcionalidade do espaço. E isso, embora agregue praticidade ao imóvel, também representa uma série de desafios de decoração e organização do ambiente. Assim como costuma ocorrer com uma lavanderia integrada à cozinha.


Para que essa questão não evolua, justamente, para um problema desafiador em sua rotina, preparamos este post! A seguir, vamos destacar algumas boas ideias de decoração e de organização dos cômodos, para que você mantenha a elegância decorativa sem abrir mão da conveniência e praticidade dos espaços integrados!


A decoração da lavanderia integrada à cozinha


Se os ambientes integrados são tendência decorativa, hoje em dia, e também focando na praticidade e na otimização do espaço, é importante pensar neles de maneira uniforme. Ou seja: não há como decorar a cozinha de uma maneira e a lavanderia de outra completamente distinta. 


O mesmo vale para outros espaços contíguos, como a cozinha e a sala. Portanto, a lavanderia integrada deve ser planejada em complemento ou, até mesmo, em contraste com o cômodo vizinho sem que, com isso, cria-se uma sensação de desconforto visual e estético.


Faça uma divisão entre os ambientes


Uma maneira de estabelecer a comunhão eficiente de áreas integradas é por meio da delimitação clara de espaços. Entre a cozinha e a lavanderia, isso pode ser feito com divisórias. Algumas opções:


portas de correr;
biombos;
parede média, feita de alvenaria;
cobogó;
painel de vidro.


Entre outras possibilidades. Assim, fica mais fácil estabelecer os limites e, até mesmo, agregar mais privacidade entre ambas as áreas.



Considere o uso de móveis planejados


Normalmente, a lavanderia integrada não possui uma metragem avantajada. Por consequência, vale a pena considerar o investimento em projetos planejados para conferir organização e a melhor otimização dos espaços — o que inclui o uso de armários projetados para a sua casa ou apartamento, especificamente.


Como resultado, cada cantinho ganha mais funcionalidade, e as áreas não ficam apertadas. Afinal, esses projetos levam em consideração o tráfego, o conforto e a funcionalidade dentro de cada ambiente.


Experimente manter os eletrodomésticos embutidos


De maneira complementar à última dica, vale a pena pensar em um projeto de planejamento no qual os seus eletrodomésticos são embutidos. Assim, valoriza-se o espaço e você obtém uma superfície que pode ser usada para a organização da lavanderia integrada.


Sem falar que fica um charme só. Antes, vale a pena saber quais são os pontos a serem levados em conta para escolher a lavadora certa para você!


Explore uso de nichos, cabideiros e prateleiras


Se não há muito espaço disponível para espalhar móveis e itens ao redor, use as paredes! Na lavanderia integrada, tem se popularizado a utilização de nichos, cabideiros e prateleiras para que a área fique livre para o trânsito de pessoas, e mantenha o cômodo organizado com facilidade. E, isso tudo, com muito mais praticidade para o dia a dia.



Pratique algumas dicas de organização para a lavanderia integrada


De maneira generalizada, existem algumas dicas e técnicas que podem ser aplicadas, na sua rotina, permitindo uma organização ímpar para ambientes com espaços reduzidos, como costuma ser o caso da lavanderia integrada.


Entre as principais dicas sobre o assunto, podemos destacar as seguintes:


bancadas podem ser fundamentais para organizar as roupas e, até mesmo, dar um alento decorativo ao espaço. Se possível, adquira produtos que podem ser dobráveis e, assim, economizar em área utilizada;
lavanderias pequenas têm que ser otimizadas ao máximo. Por isso, experimente o investimento em varais retráteis e em tábuas de passar com o mesmo mecanismo. Assim, eles só ocupam espaço quando houver peças de roupa para secar;
em armários, experimente guardar objetos de limpeza na parte interna das portas, investindo em prateleiras portáteis que liberarão espaço dentro dos móveis e ainda deixarão tudo a mão quando você abrir a porta.


Viu como a lavanderia integrada pode ser otimizada de maneira prática e garantindo um equilíbrio pontual entre funcionalidade e bom gosto decorativo? Agora, que tal considerar essas dicas e descobrir como elas podem ser similarmente aplicadas em outras áreas do lar? Para isso, confira nosso artigo que aponta os cuidados na hora de ter uma cozinha planejada!