Apartamentos e casas menores vem, a cada dia, tornando-se uma das principais tendências imobiliárias e do mercado de decoração. E esse cenário pode ser visto, inclusive, nos cômodos que já tendem a ser menores, como a lavanderia e a área de serviço. 

Para decorar uma lavanderia pequena, é preciso usar a estratégia e a imaginação, otimizando o espaço e oferecendo soluções funcionais. Listamos algumas ideias para você organizar e otimizar o seu espaço. Confira!

Lavadoras e outros equipamentos na parede

Para aproveitar mais o espaço, é interessante que os móveis e as máquinas, como a lavadora e a centrífuga, sejam encostados na parede. Assim, o restante da área fica livre para circulação, otimizando o espaço.

Coloque nichos em um espaço aéreo

Os nichos podem ser muito úteis para guardar produtos, como o sabão em pó e o amaciante, bem como para guardar as roupas que serão passadas ou dobradas. Como são aéreos, eles não ocupam espaço no ambiente e, se bem planejados, podem até se tornar ornamentos decorativos.

Você pode colocar um móvel, como balcão de passar roupa ou pia no chão e na parte superior instalar um nicho com a mesma largura. O ambiente, além de funcional e otimizado, fica muito bonito.

Pinte as paredes com cores que ampliam o ambiente

As cores claras ajudam a passar a ideia de amplitude para os ambientes, além de transmitirem uma sensação de leveza muito agradável. É por isso que elas devem ser consideradas quando você for pintar uma lavanderia pequena.

Caso não queira pintar as paredes de branco, por ser uma cor que suja muito fácil, pode optar por tons claros, como o cinza e azul. De acordo com os estudos de psicodinâmica das cores, essas tonalidades representam a limpeza. Bem adequado para esse cômoda da casa, não é mesmo?

Use armários sem portas

Uma dica interessante para deixar o espaço da lavanderia com um aspecto maior e, ao mesmo tempo, tornar mais fácil a localização dos objetos, é tirar as portas dos armários.

Os móveis abertos dão um aspecto muito mais amplo para a lavanderia. Porém, ao optar por seguir essa dica, lembre-se que, os cuidados com a limpeza, precisam ser redobrados. É preciso sempre passar um paninho para não acumular poeira!

Utilize uma boa iluminação

Ter uma iluminação adequada e agradável também deixará a lavanderia pequena otimizada e organizada. Para garantir isso, use lâmpadas claras e brancas, de preferência de LED, que são mais sustentáveis, não poluindo o meio ambiente.

Além das lâmpadas, se a sua lavanderia tiver uma janela, pode deixar ela aberta durante o dia, para aproveitar a iluminação natural do sol.

Use ganchos de parede e dispositivos para secar roupas

Se você não tiver espaço para ter um varal externo, pode usar ganchos de parede para pendurar cabides com as roupas para secar na própria lavanderia! Também existem dispositivos próprios para isso.

Caso tenha uma janela, é interessante que esses dispositivos sejam pendurados próximos a ela. Assim, se garante que as roupas sequem mais rapidamente e possam ser recolhidas em pouco tempo.

Use tábuas de passar dobráveis

Para não ocupar muito espaço na lavanderia, você pode usar tábuas de passar dobráveis, em vez das fixas. Assim, quando não estiverem em uso, elas podem ser guardadas facilmente, atrás de uma porta ou em um armário.

As tábuas de passar dobráveis são muito práticas e boas de usar. Principalmente se você não passa roupa com frequência. 

Muitas pessoas estão abandonando esse hábito e passando apenas as peças mais delicadas. Nesses casos, a tábua dobrável é ainda mais eficiente.

Utilize cestos de armazenamento

Para que as roupas sujas não sejam espalhadas por toda a lavanderia, você pode usar um cesto de armazenamento. De tal modo, todos da família devem adquirir o hábito de colocar as peças usadas ali.

Se houver espaço, você pode deixar um cesto apenas para as roupas coloridas e outros para as brancas e pretas. Assim, você facilita o processo de separação na hora em que for lavar a roupa.

Ter uma lavanderia pequena não é algo ruim ou trabalhoso, desde que você saiba como ocupar o espaço com estratégia e deixá-lo sempre otimizado. Coloque as nossas dicas em prática e veja como tudo ficará mais organizado.

Por falar em lavanderia, que tal dar uma olhadinha agora no nosso post que mostra como escolher a lavadora certa para você