Pode parecer estranho, mas trocar as alternativas químicas pelo vinagre pode fazer bem para as roupas e para a sua máquina de lavar

Mesmo com todos os avanços que temos nos produtos de limpeza, as dicas da avó ainda são nossas melhores aliadas. Substituir o sabão em pó ou amaciante e lavar a roupa com vinagre é uma delas. Pode até parecer estranho levar um item da cozinha para a área de serviço. Curiosamente essa é uma solução que une praticidade, economia e respeito ao meio ambiente.

Além disso, lavar a roupa com vinagre é menos prejudicial ao funcionamento da sua máquina de lavar, já que a gordura presente nos itens industrializados pode danificar alguns componentes.

Confira algumas dicas sobre como lavar a roupa com vinagre:

Elimina odores

Chega a ser duvidoso que um condimento como o vinagre branco, com um cheiro tão característico proporcione isso, mas é fato. Ele combate aromas como o do cigarro, do mofo e do suor. Basta misturar com água antes de adicionar na máquina de lavar. E pra quem tem medo de deixar as peças com cheiro de salada, uma dica: faça o teste com algumas poucas peças e, depois de secas, veja se alguém nota a diferença.

Remove manchas

Certamente você já deve ter ouvido esta dica em algum lugar, mas não custa reforçar: o vinagre é um removedor natural de impurezas. Tanto marcas de comida quanto resíduos amarelados de desodorantes são removidos naturalmente ao lavar a roupa com vinagre. Assim, acrescente algumas gotas do líquido diretamente sobre as manchas e, após uma hora agindo, lave a peça normalmente.

Limpa a máquina de lavar

Pode parecer complicado manter o eletrodoméstico higienizado entre as lavagens, principalmente se ele for branco. Mas uma solução simples e barata para isso é o vinagre. Despeje duas xícaras do produto na máquina, logo depois, deixe seguir o ciclo normal de lavagem. Isso removerá manchas causadas pelos resíduos de sabão em pó.

Solução para roupas amassadas

Estamos sempre em busca de praticidade para o nosso dia a dia. E para quem não tem tempo para passar a roupa, essa dica é valiosa. Em um borrifador, misture uma parte de vinagre branco para três partes de água. Essa é uma solução menos agressiva para os tecidos, principalmente para aqueles mais delicados. Depois da aplicação, deixe as peças estendidas.

Meio ambiente

Como o vinagre é natural, não contém químicos agressivos como os produtos industrializados. Assim, a água expelida para o esgoto após a lavagem das peças para o esgoto será sem resíduos que prejudicam o meio ambiente.

Bom para você, para a sua máquina e para o seu bolso. O uso do vinagre é cheio de benefícios. Que tal começar a lavar a roupa com vinagre hoje mesmo?