Uma centrífuga pode ser o eletro que estava faltando para a sua lavanderia, principalmente se você mora em apartamentos ou lava um volume maior de roupas por semana. Apesar de ser uma das queridinhas das lavanderias, vimos que ainda há muitas dúvidas sobre este produto tão útil! Confira aqui, as 5 principais dúvidas respondidas pelos especialistas Mueller:


1) O QUE É UMA CENTRÍFUGA?
A centrífuga é um eletrodoméstico que através da rotação do seu motor tira a água das roupas molhadas recém lavadas. É uma máquina que, ao girar numa intensidade elevada, elimina o excesso de água, o que agiliza o processo de secagem que pode ser finalizado em uma secadora ou em um varal. 


2) SECADORA OU CENTRÍFUGA, QUAL É MELHOR?
As secadoras e centrífugas têm funções complementares, então cada uma se adequa a um tipo de rotina. Caso você não possua uma lavadora automática e espaço para um varal, a centrífuga pode fazer toda a diferença no seu dia a dia pois tirar a roupa do tanquinho e levar direto ao varal prolonga o tempo de secagem. Contudo, caso você tenha acesso ao varal e a uma lavadora que já possui a função centrifugar, você pode complementar a sua lavanderia com uma secadora e ganhar uma ajudinha extra na secagem das peças de roupa. Para saber mais detalhes deste comparativo, leia o nosso post blog e tire todas as dúvidas.


3) COMO DESCOBRIR A CAPACIDADE DA MINHA CENTRÍFUGA?
Segundo o Inmetro, a capacidade máxima da sua centrífuga deve ser informada em kilos de roupas molhadas. Ficou na dúvida de como fazer esse cálculo? Assista ao nosso vídeo e confira algumas soluções fáceis e rápidas:



4) QUAL CAPACIDADE ESCOLHER PARA A MINHA CASA?
A capacidade escolhida vai variar de acordo com o volume de roupas presentes na sua rotina. Para uma família de 3 a 4 pessoas, recomendamos centrífugas de pelo menos 12kg de capacidade, como a nossa Mueller Fit (12,6 kg de capacidade), Megadry (15 kg de capacidade) e Super (15 kg de capacidade). 


Caso a sua família seja menor de 4 pessoas, você pode optar por centrífugas menores como a Mueller Dry que conta com 8,8 kg de capacidade.


5) QUAL CENTRÍFUGA É MAIS EFICIENTE?
Para medir a eficiência da sua centrífuga, você pode avaliar dois critérios: a velocidade de rotação e a eficiência energética.


Para remover a água das suas roupas, a centrífuga gira seu motor, portanto quanto mais rápido ela gira, mais rápido as suas roupas vão secar. Essa velocidade de rotação é chamada de rpm (rotações por minuto), e sempre vai constar no descritivo técnico do seu equipamento. Quanto maior o rpm, mais rápido a sua centrífuga vai funcionar.


Já a eficiência energética é calculada pelo Inmetro e explicamos todos os detalhes no nosso Post-Blog "Economia na cozinha: dicas para economizar energia elétrica". Procure sempre centrífugas com classificação A, estas vão aproveitar da melhor forma a energia elétrica da sua casa.


Ficou com alguma dúvida em relação ao funcionamento da sua centrífuga? Compartilhe com a gente que nossos especialistas irão te ajudar! Não se esqueça de continuar nos acompanhando nas redes sociais para mais dicas e receitas.