Um cantinho verde para o lar é o desejo de muitas pessoas. Pois saiba que, independentemente de você viver em uma casa ou apartamento, diversas espécies podem tornar os ambientes ainda mais encantadores e funcionais. Para mostrar o quanto isso é verdade, neste post vamos falar sobre plantas na lavanderia.


Por mais que seja um cômodo que preze pela funcionalidade, principalmente, é possível agregar à composição sabendo poucos detalhes sobre como decorar a lavanderia com plantas. E não importa a metragem disponível para isso. Siga, então, com esta leitura e descubra as múltiplas possibilidades de incluir plantas na lavanderia para criar uma área ainda mais acolhedora!


Quais são os benefícios das plantas na decoração?



Existem muitos aspectos positivos a serem considerados com esse tipo de decoração para o lar. Tudo porque, na correria do dia a dia, nem percebemos o quanto o verde da natureza pode colorir e causar boas sensações na composição de ambientes. Acostumamo-nos ao concreto sempre presente, e não nos damos conta que plantas e flores têm muito a agregar à nossa rotina.


Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios em ter plantas na lavanderia e em outros cômodos do seu lar também:



  • plantas são umidificadores naturais;
  • a presença delas pode ajudar no aumento de concentração;
  • geram boa sensação de relaxamento e de bem-estar;
  • são conhecidas por estimularem a criatividade;
  • reduzem os riscos de alergias.


Como decorar com plantas na sua lavanderia?


O conceito de jardim interno (ou jardim indoor) está cada vez mais em tendência na decoração de ambientes. Ainda mais em apartamentos, onde as áreas externas não costumam ser muito espaçosas. Com isso, mais pessoas têm aderido à alternativa de compor os ambientes com flores e plantas de maneira criativa e sem atrapalhar o tráfego e circulação de pessoas.


Para que você aprenda, efetivamente, como usar as plantas na lavanderia, especificamente, reunimos algumas condições com base nas propriedades delas e para que você identifique as melhores espécies para usar em vasinhos ou pendentes no seu ambiente. Veja, a seguir!


Plantas para purificar o ar


Assim como você escolhe as melhores opções de sabão e alvejante para os seus produtos, existem as melhores plantas na lavandeira com objetivos específicos, como a purificação do ar.


A samambaia, por exemplo, umidifica o cômodo e pode ser pendurada de maneira suspensa, garantindo facilidade de tráfego na área.


A Espada de São Jorge é outra espécie que tem potencial para purificar e remover as impurezas de ambientes fechados, e o alecrim também — que ainda pode ajudar em suas receitas na cozinha.


Plantas que não precisam de tanto banho de luz



Ao usar plantas na lavanderia é importante levar em consideração a entrada de luz natural no cômodo. Afinal, muitas plantas necessitam de grande quantidade de sol no dia a dia. Outras, entretanto, são menos exigentes. Assim, não precisam ficar próximas às janelas em vasinhos ou roseiras, e agregam mais à decoração. Algumas das plantas que podem valer a sua avaliação são:



  • Dieffenbachia;



  • Drácena marginata;



  • Calathea.


 


Viu como não faltam opções para inserir mais plantas na lavanderia? Vale a pena conhecer as características de cada uma delas para decorar o ambiente da melhor forma possível.


Pois, além dos vasos e roseiras que citamos acima, você tem a opção de manter as plantas suspensas na lavanderia. Para esse tipo de ambientação recomendamos, além da já citada samambaia, a Ivy, a Jiboia, a Trapoeraba roxa e a Monstera obliqua. 


E se você estiver em busca de mais dicas para ir além das que vimos neste post, aproveite para reinventar o estilo do seu lar acompanhando as dicas para otimizar uma lavanderia integrada com a cozinha, confira!