Forno elétrico de embutir, a gás? Modelos exclusivos para bancada? — a verdade é que existem inúmeras opções desse tipo de eletrodoméstico disponíveis no mercado. Contudo, quando nos deparamos com todas elas, é comum ficarmos em dúvida sobre qual é a melhor opção para o nosso lar. 


Afinal, como fazer essa escolha? O que deve ser analisado durante o processo? As questões são diversas! Porém, é preciso ter calma. Todas as possibilidades do momento contam com diferenciais e benefícios. A sua única missão será observar qual é a alternativa mais vantajosa para o seu ambiente e a rotina de seus familiares.


Por isso, viemos até aqui dividir alguns truques com você. Neste post, será possível conhecer mais a respeito dessas soluções, as suas principais características e demais elementos que são imprescindíveis durante a escolha. Acompanhe para saber mais!



Os principais tipos de forno


Antes de mais nada, que tal descobrir os detalhes dos fornos domésticos mais procurados do mercado? Um ponto que merece destaque diz respeito à versatilidade desse eletrodoméstico. Em geral, existem três versões bem conhecidas:


- Forno elétrico de embutir: como o próprio nome já revela, essa opção deve ser instalada em nichos apropriados e planejados no móvel da cozinha, podendo ser, armário ou qualquer outra mobília. Tal opção tende a apresentar um tamanho maior do que as demais. Contudo, é possível encontrar modelos com litragem de 44 litros que é a capacidade mais comum do mercado. 


- Forno elétrico de bancada: A opção pode ser colocada tanto em cima da própria bancada, quanto em outro móvel, como armários e mesas. Por isso, a sua instalação é facilitada e garante total praticidade aos moradores.  Basta posicionar o eletrodoméstico na mobília escolhida e pronto;


- Forno de embutir a gás: há ainda a solução a gás. Geralmente, essas opções são de embutir e tendem a apresentar maior capacidade. A única diferença está em seu sistema de funcionamento, que é a gás e não elétrico. 


De todas essas alternativas, o forno elétrico de bancada é o mais acessível e amplamente utilizado entre a população brasileira. Isso porque, ele conversa bem com vários estilos de cozinhas, sejam elas grandes ou pequenas. 


O forno elétrico de embutir, por sua vez, é excelente para otimizar o espaço, uma vez que pode ser instalado dentro do próprio armário.



O diferencial está na possibilidade de planejar a cozinha conforme a sua necessidade e disponibilidade de espaço. Inclusive, esse tipo de forno fica ótimo quando instalado em uma torre quente, facilitando o seu uso.


Já se o espaço for pequeno, o ideal é optar por um modelo de 44 litros, assim sobra mais espaço para os armários.Também pode ser armazenado embaixo do cooktop e, ou em torre quente, de acordo com o seu espaço e projeto. Na linha de embutir, você encontra uma variedade de  capacidade e funções,  há opções de fornos elétricos  para, receitas tamanho família, ou também, para pessoas que procuram precisão e versatilidade no preparo de receitas mais elaboradas. Ainda outra grande vantagem em optar pela linha de embutir, a bancada fica livre para preparar as suas receitas e realizar as suas tarefas diárias


As vantagens do forno elétrico


Nos últimos anos, os modelos de forno elétrico se tornaram muito populares — e a demanda para este tipo de produto só tende a crescer. A razão para tamanho sucesso é uma só: além de apresentar um design sofisticado e moderno, esse equipamento conta com um visual bem mais compacto, oferecendo interessantes funcionalidades, como o controle de temperatura e o timer. 


Capaz de funcionar por meio de uma ou mais resistências elétricas, ele aquece e passa o calor para os alimentos de modo uniforme. Ou seja, ao investir na opção, a sua comida ficará mais saborosa e cozida completamente. Em resumo, podemos dizer que o forno elétrico apresenta os seguintes pontos positivos:


- Possui instalação simples  uma vez que não necessita de uma saída de gás; 
- Conta com bom controle de temperatura ao longo do preparo das refeições; 
- O equipamento consegue atingir a temperatura desejada rapidamente; 
- O seu aquecimento acontece de modo uniforme; 
- Apresenta desligamento automático; 
- Variedade de modelos e funções;


A diferença entre forno com sistema de convecção versus sem sistema de convecção


No universo dos eletrodomésticos, é provável que você também se depare com os modelos de forno elétrico de embutir com convecção versus os sem convecção. 


Essa tecnologia consiste em uma câmara formada com turbina e que serve para promover a circulação de calor. Assim, o recurso consegue fazer com que o ar quente colabore para o cozimento dos alimentos, circulando de modo uniforme até alcançar o fundo do prato. 


A grande vantagem dessa opção está, justamente, na praticidade que o turbo de circulação de ar promove. Ao ser comparada com os fornos tradicionais, essa função permite assar duas receitas ao mesmo tempo, sem a necessidade de virar ou trocar a posição das assadeiras dentro do forno, resultando em pratos preparados com muita mais agilidade e maior economia de energia.


Entre os modelos de forno elétrico de embutir com convecção, indicamos a opção Forno Elétrico Digital de Embutir Mueller. Completo e com uma aparência elegante, o produto conta com sistema de convecção e ainda a opção de usar o termômetro que acompanha o produto, sendo uma ótima saída para quem busca preparos mais precisos no dia a dia.



E mais!


Se você procura um forno elétrico de maior capacidade, mas com preço mais acessível, há também, ótimos modelos mais simples, como o forno elétrico de embutir Mueller 84L.



Desenvolvido na cor preta, o aparelho apresenta porta com vidro triplo para garantir um bom isolamento de temperatura, controle independente das resistências, timer, luz e vêm com duas prateleiras no forno. Diante da sua grande capacidade, a alternativa ainda é ótima para cozinhar diferentes preparos ao mesmo tempo — especialmente, durante uma recepção especial ou nas festas de fim de ano.


Por último, não se esqueça de analisar todos os detalhes que envolvem a compra do seu futuro eletrodoméstico. Se você estiver com planos de adquirir um forno elétrico de bancada, a recomendação é sempre verificar se a capacidade do produto é condizente com a sua necessidade. 


Verifique ainda o seu design e não se esqueça de pensar nas receitas que serão preparadas. Dessa forma, será possível ter maior satisfação e aproveitar o item da melhor maneira possível. 


Torcemos para que essas dicas tenham sido esclarecedoras. Caso ainda não saiba onde adquirir o seu forno elétrico de embutir ou de bancada, aproveite para acessar agora mesmo a loja virtual Mueller e arrematar o seu preferido. Estamos te esperando!