Quer fazer diferente, no próximo feriado, mas não sabe como inovar ainda? Pois então, temos uma suculenta receita de Páscoa que vai atiçar o desejo de todos por um docinho após a refeição!

Trata-se de um bolo de cenoura vulcão: uma literal explosão de sabores com uma das combinações mais eficientes da culinária de doces e sobremesas. 

Por isso, acompanhe-nos ao longo desta leitura, e conheça tudo o que você precisa saber para preparar um bolo de cenoura vulcão com brigadeiro entre as suas principais receitas de Páscoa!

Como fazer um bolo de cenoura vulcânico?

Embora o chocolate dispense apresentações, para crianças e adultos em busca de um docinho, a cenoura é um ingrediente que desperta curiosidade e tem tudo a ver com o coelhinho da páscoa!

Vamos começar com a lista de ingredientes? Antes de colocar a mão na massa, certifique-se de que você tem os seguintes produtos em casa para a massa do seu bolo de receita de Páscoa:

  • 2 cenouras;
  • 200 ml de óleo de girassol;
  • 3 ovos inteiros;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 colheres de chá de fermento em pó químico.

Adicione, em um liquidificador, as cenouras, o óleo de girassol, os ovos e as xícaras de açúcar. Bata até que a mistura se torne homogênea e, os legumes, bem triturados.

Em seguida, acrescente à mistura o fermento em pó e também a farinha de trigo. Mexa bastante e, assim que os ingredientes estiverem bem homogêneos, despeje o líquido em um recipiente com um furo no meio — lembre-se de untá-la antes de fazer isso.

Leve a massa na forma para dentro de um forno pré-aquecido a 200 °C por, aproximadamente, 40 minutos. Enquanto isso, veja o que é necessário para fazer a cobertura:

  • 2 unidades de leite condensado;
  • 2 unidades de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 6 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 100 g de chocolate meio amargo.

Em fogo médio, leve os ingredientes dentro de uma panela e mexa sem parar. Assim que alcançar a textura de brigadeiro mole, você pode desligar a chama e reserve a cobertura para que esfrie a tempo de retirar a massa do bolo, que está assando no forno.

>> Vale lembrar que para desenformar a massa, é preciso utilizar uma superfície plana e grande, já que o recipiente irá reter grande parte da cobertura no interior furado da massa. 

Por isso, a grande dica aqui é que você comece despejando a cobertura no meio do bolo, onde há esse buraco ocasionado pela forma. Só então, você pode pincelar o brigadeiro sobre a parte de cima, deixando-o com um aspecto inteirinho achocolatado.

Para finalizar, é simples: basta salpicar um pouco de chocolate granulado em toda a superfície do bolo e pronto! Você acaba de finalizar uma receita simples, deliciosa e que deixa aquele gostinho de quero mais a qualquer hora do dia — e perfeita para aquela sobremesa de Páscoa!

Para deixar você um passo mais perto de encher a casa com esse aroma inconfundível, aproveite para acompanhar a execução dessa receita em vídeo! Assim, não vão faltar auxílios para conduzir você, passo a passo, nessa deliciosa experiência!