A melhor parte de aprender a fazer uma receita de Dia das Mães é que o preparo em si já é uma demonstração de afeto. E, convenhamos: um bom docinho costuma ser a melhor forma de agradar uma pessoa, não é mesmo?

Por isso, pensamos em uma receita que seja igualmente fácil e deliciosa — e que é quase unanimidade entre as famílias: o pudim de leite.

Abaixo, vamos listar o passo a passo para que você prepare essa suculenta receita de Dia das Mães! E, com uma dica: aproveite para fazê-la um dia antes. Assim, o tempinho a mais na geladeira vai garantir um sabor todo especial para a sobremesa!

Lista de ingredientes para o preparo do pudim de leite

A lista completa de ingredientes é essa aqui, abaixo:

  • 1 xícara de açúcar;
  • ½ xícara de água;
  • 2 caixinhas de leite condensado;
  • 1 litro de leite integral;
  • 6 gemas de ovos.

Lembre-se que essa receita fica ainda melhor, é bom ter um dia de tempo livre para que o pudim de leite fique na geladeira. Mas ela também funciona se deixá-lo 8 horas no interior do eletrodoméstico, ao menos.

Agora, para começarmos a fazer essa caprichada receita de Dia das Mães, vamos começar caramelizando o açúcar misturado à água. Você pode fazer isso diretamente na forma para pudim (aquelas com um furo no meio), em fogo baixo no fogão para não se queimar no processo.

Para quem gosta de praticidade, segurança e multifuncionalidade para os seus eletrodomésticos, recomendamos uma boa pesquisada na linha de produtos da Mueller — como é o caso do forno Decorato Gourmet. Os fornos elétricos digitais tem mais precisão na temperatura ajustada, além de recursos muito bem-vindos, como o sinal sonoro que alerta quando forno atinge a temperatura no pré aquecimento.

O preparo do pudim como receita de Dia das Mães

Uma vez que o açúcar derreter e permanecer aquela inconfundível calda caramelizada no interior da forma, reserve-o e desligue o fogo. Em seguida, vamos ao preparo da massa do pudim de leite. E isso consiste, inicialmente, em levar ao liquidificador o restante dos ingredientes.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 °C e despeje o caldo do liquidificador sobre a calda caramelizada na forma. Depois, basta assar, em banho maria, o seu futuro pudim de leite por cerca de 90 minutos.

Quase lá! Agora, é importante levar a sua receita de Dia das Mães para a geladeira e deixe lá por, pelo menos, 8 horas como havíamos adiantado.

Aí, basta desenformar sobre o recipiente onde o pudim de leite vai ficar, e prepare-se para colher os elogios de toda a família — especialmente, de sua agradecida mãe!

Agora, queríamos finalizar este artigo com dois convites: o primeiro, para compartilhar como foi a sua experiência, no campo de comentários deste post, e também para acompanhar o passo a passo de elaboração dessa receita em nosso canal do YouTube!

Confira abaixo o preparo dessa sobremesa popularíssima e adorada no país!