Que tal aprender uma receita de cocada simples? Isso mesmo! Quando falamos em sobremesas típicas do Brasil, esse prato sempre ganha um destaque especial. Ainda que a sua origem seja incerta — e muitas pessoas acreditem ser africana —, essa opção está, há décadas, na mesa dos brasileiros. 


Inclusive, em algumas datas comemorativas, como a Festa Junina, o doce é um dos mais encontrados e pode surgir em diferentes versões, como é o caso da cocada cremosa, a tradicional de coco branco, as com amendoim, castanha e por aí em diante. Ou seja, existem alternativas para todos os gostos!


Mas, na hora de “arregaçar as mangas”, correr para a cozinha e preparar essa delícia, algumas pessoas acreditam que a tarefa seja um tanto difícil. Que nada! Atualmente, é possível criar uma bela cocada, inclusive, no seu micro-ondas. Para te ensinar, trouxemos um post completo e repleto de dicas da seção Receitas Práticas Mueller. Anote já!


Como fazer cocada tradicional no micro-ondas



Se você adora essa sobremesa, mas, ainda não sabe como fazê-la, chegou a hora de aprender alguns métodos simples, mas extremamente eficientes. Com poucos ingredientes e um bom micro-ondas, será possível desenvolver uma bela cocada de micro-ondas e garantir aquele “gostinho de quero mais” após as suas refeições. Vamos conferir o passo a passo.


Você vai precisar de:


- 1 recipiente alto, podendo ser de vidro, cerâmica ou porcelana;
- 1 fôrma;
- 1 colher de sopa;
- 100 gramas de coco em flocos;
- 300 g de açúcar refinado;
- 1 caixinha de leite condensado;
- manteiga.


Passo a passo:


Passo 1: no recipiente, adicione o coco em flocos, o leite condensado e o açúcar refinado;
Passo 2: misture bem todos os ingredientes;
Passo 3: depois, leve o conteúdo ao micro-ondas. É importante programar o aparelho na potência máxima e deixar a mistura cozinhar, em média, 12 minutos;
Passo 4: durante o cozimento, é interessante mexer a cocada por, ao menos, 4 vezes;



Passo 5: assim que finalizar, reserve o recipiente;
Passo 6: com a ajuda da manteiga, unte a fôrma;
Passo 7: pegue a sua cocada ainda quente e, na fôrma, separe o conteúdo em pequenas porções. É possível usar a colher de sopa nessa etapa;
Passo 8: espere esfriar em temperatura ambiente;
Passo 9: assim que a cocada estiver fria, você já poderá saborear essa delícia.


Como fazer receita de cocada cremosa de modo simples



Agora que você já aprendeu como fazer uma receita de cocada tradicional, o que acha de inovar nesse preparo? Aqui, uma boa solução é testar as opções cremosas, que levam leite condensado e exigem algumas técnicas especiais. Olha só!


Você vai precisar de:


- 1 recipiente alto, podendo ser de vidro, cerâmica ou porcelana;
- 1 caixinha de leite condensado;
- 200 ml de leite de coco;
- 50 g de coco queimado;
- 1 colher de sopa de manteiga.


Passo a passo:


Passo 1: no recipiente, coloque o leite condensado, o leite de coco, o coco queimado e uma colher de manteiga;
Passo 2: misture todos os ingredientes, até que eles apresentem uma textura homogênea;
Passo 3: leve a travessa ao micro-ondas, sempre em potência alta. Programe o equipamento para cozinhar por 10 minutos;
Passo 4: assim como na outra receita, você precisará mexer o conteúdo de vez em quando. Aqui, indicamos esse cuidado por, pelo menos, 3 vezes;
Passo 5: para finalizar, espere que a cocada esfrie um pouquinho;
Passo 6: feito isso, acrescente o creme de leite;
Passo 7: misture bem e pronto!


Dica extra


Para recepções especiais, como um aniversário, almoço no fim de semana e demais celebrações, uma boa dica é servir a receita de cocada cremosa em copinhos de vidro.



Certifique-se de que os recipientes estejam bem geladinhos e, se desejar, ainda é bacana decorar a sobremesa com lascas de coco fresco.



Como vimos, independentemente da opção escolhida, a receita de cocada tradicional é sempre bem-vinda. Inclusive, o seu preparo pode ficar ainda melhor ao usar a praticidade do novo micro-ondas de embutir Mueller.


E então, o que achou das nossas opções de receita de cocada simples? Já está preparada para “colocar a mão na massa” e surpreender os seus convidados? 


Se sim, não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais e manter os seus amigos por dentro do assunto. Temos certeza de que eles vão adorar!