Quem é que não gosta do inconfundível aroma de pãozinho fresco preenchendo toda a casa, não é verdade? Agora, imagine que você pode causar essa gostosa sensação nos seus familiares a qualquer hora, e onde estiverem, bastando aprender como fazer um rápido pão integral de liquidificador.

Com poucos ingredientes e todas as qualidades que contribuem com a rotina de quem não tem tempo a perder, essa receita pode fazer toda a diferença para as refeições do lar — do café da manhã ao acompanhamento no almoço ou jantar.

Vamos ver, então, como preparar esse delicioso pão integral de liquidificador? Basta seguir com a leitura deste post!

Lista de ingredientes

Para ter esse pão integral de liquidificador sempre à mão, em sua residência, é importante ter alguns itens fundamentais para a sua execução, como:

  • 2 xícaras de água morna (240 ml);
  • ½ xícara de óleo de girassol;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco;
  • 2 xícaras de farinha integral;
  • 2 xícaras de farinha de trigo.

A primeira etapa de elaboração dessa receita é simples: misture todos os ingredientes em um liquidificador e bata todos de uma só vez — com exceção da farinha de trigo. Ela vai ser misturada posteriormente para não pesar.

Um ponto importante é o uso da forma de pão para a receita que estamos fazendo. Em média, opte por um recipiente que tenha 25 x 13 cm de medidas. Assim, a quantidade preparada vai caber certinho na forma.

Vamos ao preparo do pão integral de liquidificador, então: é preciso untar o refratário com manteiga e, em seguida, despejar um pouquinho de farinha integral. Depois, é só despejar a massa sobre a forma, cobri-la e esperar para que o seu volume aumente naturalmente.

Antes disso, você pode aproveitar mais mais uma dica exclusiva nossa: se adicionar sementes de abóbora, linhaça e gergelim, o seu pão integral vai ficar muito mais bonito e saboroso — e nutritivo também, é claro.

Após o processo finalizado, o seu único trabalho vai ser de levar a massa ao forno pré-aquecido a 180 °C por 40 minutos, mais ou menos, ou até que a superfície fique bem douradinha.

Para saber se o seu pão integral de liquidificador ficou pronto, aí vai a nossa dica: o teste do palito serve para espetar a massa e ver se algo gruda nesse movimento. Se não grudar, o seu pão está assado e pronto para servir.

Quais são os pontos de atenção para essa receita?

Basicamente, a receita do pão integral de liquidificador só necessita disso. Entretanto, leva-se um tempo para que a massa dobre de tamanho após despejada sobre a forma — em média de 2 a 3 horas.

Além disso, o forno que você usa faz toda a diferença. Especialmente, para a panificação de receitas como a que vimos neste post! Enquanto você espera pela massa avolumar ou assar, dentro do seu forno, aproveite para conhecer toda a linha de fornos da Mueller, que conta com isolamento térmico total.

No geral, esse diferencial consiste em um consumo de energia menor, já que o calor retido no interior do forno permanece, ali, por mais tempo. Economia para você, e muito mais qualidade no preparo de suas receitas favoritas!

E então, caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito da elaboração dessa receita, você pode acompanhar o preparo desse prato tão caprichado, aproveite para conferi-lo no vídeo que disponibilizamos no nosso canal do youtube